CNBC
Fundador e CEO da Meta, Mark Zuckerberg

CNBC Meta não assina código de conduta de IA da União Europeia e fala em excesso que pode frear crescimento

Tarifas do Trump

Mailson da Nóbrega diz que ação contra Bolsonaro pode dificultar negociação com os EUA

Publicado 18/07/2025 • 13:48 | Atualizado há 3 horas

Estadão Conteúdo

KEY POINTS

  • Mailson da Nóbrega alerta que a ação contra Bolsonaro pode agravar a postura de Donald Trump e dificultar negociações tarifárias com os EUA.
  • Ex-ministro critica a ausência de estratégia diplomática e diz que o Brasil deveria usar o lobby legal nos EUA para defender setores como aço e suco de laranja.
  • Caso as tarifas avancem, Mailson vê risco de aumento da inflação no Brasil, o que pode obrigar o Banco Central a elevar ainda mais os juros.
Maílson da Nóbrega, ex-ministro da Fazenda do Brasil.

Maílson da Nóbrega, ex-ministro da Fazenda do Brasil.

O ex-ministro da Fazenda Mailson da Nóbrega afirmou nesta sexta-feira (18) que a operação da Polícia Federal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, pode tornar ainda mais difícil a negociação para evitar o aumento de tarifas comerciais anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Em entrevista ao Broadcast, Mailson disse não considerar improvável que Trump intensifique ameaças contra o Brasil após o avanço das investigações. Para ele, há risco real de retaliação política que pode afetar diretamente a economia.

“Com mafiosos, não se discute”

Mailson citou um artigo da revista The Economist que comparou o estilo de Trump ao de um mafioso. Ele criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por confrontar publicamente o norte-americano. “Com mafiosos a gente não discute porque as armas que eles usam não são as mesmas. Mafioso mata!”, afirmou. Segundo ele, o melhor caminho seria o silêncio e a atuação de negociadores experientes nos bastidores.

O ex-ministro apontou ainda que Trump age sem medir consequências. “Ele não pensa antes de usar as armas que tem. O americano toma suco de laranja no café da manhã, mas Trump não pensa nisso, se o preço vai subir. Ele chegou a implicar até com o xing-ling da Rua 25 de Março. Onde isso impacta a economia americana?”, ironizou.

Falta de articulação com o setor privado americano

Mailson também criticou a falta de uma estratégia estruturada por parte do governo brasileiro. Ele disse que o país ainda não criou um comitê de negociação com os Estados Unidos, como outros países já fizeram em situações semelhantes.

“Lá o lobby é legal”, afirmou. Segundo ele, o Brasil poderia estar mobilizando setores econômicos norte-americanos que dependem das importações brasileiras — como o de suco de laranja e o siderúrgico — para pressionar a administração Trump contra o aumento de tarifas.

Riscos para inflação e juros

Apesar de reconhecer que Lula pode colher ganhos políticos no curto prazo ao confrontar Trump, Mailson alertou para os custos econômicos no médio e longo prazo, caso as tarifas se concretizem.

“O impacto pode ser direto na inflação. E, com isso, o Banco Central teria que subir ainda mais os juros”, afirmou.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Tarifas do Trump