CNBC

CNBCMaior parte da fortuna de Elon Musk agora vem de seus negócios fora da Tesla

Tarifas do Trump

Mailson da Nóbrega diz que ação contra Bolsonaro pode dificultar negociação com os EUA

Publicado 18/07/2025 • 13:48 | Atualizado há 2 meses

KEY POINTS

  • Mailson da Nóbrega alerta que a ação contra Bolsonaro pode agravar a postura de Donald Trump e dificultar negociações tarifárias com os EUA.
  • Ex-ministro critica a ausência de estratégia diplomática e diz que o Brasil deveria usar o lobby legal nos EUA para defender setores como aço e suco de laranja.
  • Caso as tarifas avancem, Mailson vê risco de aumento da inflação no Brasil, o que pode obrigar o Banco Central a elevar ainda mais os juros.
Maílson da Nóbrega, ex-ministro da Fazenda do Brasil.

Maílson da Nóbrega, ex-ministro da Fazenda do Brasil.

O ex-ministro da Fazenda Mailson da Nóbrega afirmou nesta sexta-feira (18) que a operação da Polícia Federal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, pode tornar ainda mais difícil a negociação para evitar o aumento de tarifas comerciais anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Em entrevista ao Broadcast, Mailson disse não considerar improvável que Trump intensifique ameaças contra o Brasil após o avanço das investigações. Para ele, há risco real de retaliação política que pode afetar diretamente a economia.

“Com mafiosos, não se discute”

Mailson citou um artigo da revista The Economist que comparou o estilo de Trump ao de um mafioso. Ele criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por confrontar publicamente o norte-americano. “Com mafiosos a gente não discute porque as armas que eles usam não são as mesmas. Mafioso mata!”, afirmou. Segundo ele, o melhor caminho seria o silêncio e a atuação de negociadores experientes nos bastidores.

O ex-ministro apontou ainda que Trump age sem medir consequências. “Ele não pensa antes de usar as armas que tem. O americano toma suco de laranja no café da manhã, mas Trump não pensa nisso, se o preço vai subir. Ele chegou a implicar até com o xing-ling da Rua 25 de Março. Onde isso impacta a economia americana?”, ironizou.

Falta de articulação com o setor privado americano

Mailson também criticou a falta de uma estratégia estruturada por parte do governo brasileiro. Ele disse que o país ainda não criou um comitê de negociação com os Estados Unidos, como outros países já fizeram em situações semelhantes.

“Lá o lobby é legal”, afirmou. Segundo ele, o Brasil poderia estar mobilizando setores econômicos norte-americanos que dependem das importações brasileiras — como o de suco de laranja e o siderúrgico — para pressionar a administração Trump contra o aumento de tarifas.

Riscos para inflação e juros

Apesar de reconhecer que Lula pode colher ganhos políticos no curto prazo ao confrontar Trump, Mailson alertou para os custos econômicos no médio e longo prazo, caso as tarifas se concretizem.

“O impacto pode ser direto na inflação. E, com isso, o Banco Central teria que subir ainda mais os juros”, afirmou.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Tarifas do Trump