CNBC
Sundar Pichai, CEO do Google, EUA, falando durante a sessão "An Insight, An Idea with Sundar Pichai" na Reunião Anual de 2018 do Fórum Econômico Mundial em Davos

CNBC Google fecha acordo de US$ 2,4 bilhões para reforçar equipe de IA com CEO da Windsurf

Tarifas do Trump

Para Alckmin, tarifa de 50% contra o Brasil prejudica a própria economia americana

Publicado 10/07/2025 • 09:06 | Atualizado há 2 dias

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • O vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou na quarta-feira (9) que não vê "nenhuma razão" para o aumento das tarifas anunciadas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros.
  • Segundo Alckmin, o Brasil "não é problema para os Estados Unidos" e, pelo contrário, o país tem um superávit nas relações comerciais com o Brasil.
  • Ele ainda destacou que a medida é "injusta" e que ela prejudica a própria economia americana.

O vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou na quarta-feira (9) que não vê “nenhuma razão” para o aumento das tarifas anunciadas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. Segundo Alckmin, o Brasil “não é problema para os Estados Unidos” e, pelo contrário, o país tem um superávit nas relações comerciais com o Brasil.

A declaração foi feita após evento na sede do MDIC, em Brasília, no mesmo dia em que o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que uma nova tarifa contra o Brasil será implementada nos próximos dias, alegando que “o Brasil não tem sido bom para os EUA”.

Alckmin destacou que a medida é “injusta” e que ela prejudica a própria economia americana. Ele explicou que dos 10 principais produtos que os EUA exportam para o Brasil, oito já possuem alíquota zero, o que demonstra a forte integração comercial entre os dois países.

Leia também:

Lula: tarifa de 50% de Trump será respondida com reciprocidade pelo Brasil

Lula convoca reunião de emergência após Trump impor tarifa de 50% sobre produtos brasileiros

Retaliação de Lula a tarifas de Trump abre risco fiscal e inflacionário, alerta Sergio Vale

Ele também citou o setor de aço, destacando a importância do Brasil como terceiro maior comprador de carvão siderúrgico dos Estados Unidos. “Nós não vamos mudar o tom, o tom tem que ser o mesmo. Nós temos 200 anos de amizade com os Estados Unidos”, prosseguiu o vice-presidente. “Há um universo de possibilidades aí pela frente de win-win, de ganha-ganha.”

__

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Tarifas do Trump