CNBC

CNBC Como Tim Cook convenceu Trump a abandonar o iPhone fabricado nos EUA — por enquanto

Tarifas do Trump

Putin se reúne com chefe de segurança da Índia em meio a tensão com tarifas dos EUA

Publicado 07/08/2025 • 21:34 | Atualizado há 3 horas

AFP

KEY POINTS

  • Além da tarifa de 25% sobre produtos indianos, Donald Trump impôs uma tarifa extra de 25% depois que Índia comprou petróleo russo
  • Rússia critica pressão ocidental e reforça laços com Índia, na intenção de manter fluxo de receita com energia e defesa
  • A relação entre os dois países é próxima desde a época da União Soviética
In this pool photograph distributed by the Russian state agency Sputnik, Russia's President Vladimir Putin meets with Igor Shuvalov, Chairman of State Development Corporation "VEB.RF", at the Kremlin in Moscow on August 5, 2025. (Photo by Mikhail METZEL / POOL / AFP)

Presidente da Rússia, Vladmir Putin.

Mikhail METZEL/POOL/AFP

O presidente russo, Vladimir Putin, se reuniu nesta quinta-feira (7) com o conselheiro de segurança nacional da Índia, Ajit Doval. O encontro acontece um dia depois de Washington aumentar as tarifas sobre Nova Délhi devido à compra de petróleo russo pelo país asiático.

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, impôs uma tarifa extra de 25% sobre produtos indianos, que passa a valer em três semanas, como parte de uma estratégia para pressionar a Rússia a encerrar sua ofensiva na Ucrânia, atingindo seus parceiros comerciais.

Bandeira da Índia
Bandeira da Índia
Pixabay

Relações comerciais estratégicas entre Índia e Rússia

A Índia é um dos principais compradores de petróleo da Rússia, uma fonte fundamental de receita para o orçamento do governo russo. A Rússia também é um dos maiores fornecedores de armas para a Índia, e a relação próxima entre os dois países vem desde a época da União Soviética.

O Kremlin divulgou imagens de Putin cumprimentando Ajit Doval com um aperto de mão, mas não revelou detalhes sobre o que foi discutido na reunião. Em um encontro anterior em Moscou, Doval afirmou que as datas para uma visita de Putin à Índia estavam “praticamente definidas”.

Rússia critica pressão dos Estados Unidos

O Kremlin criticou os apelos para “forçar países a cortar relações comerciais” com a Rússia, classificando-os como “ilegítimos”, sem citar diretamente Trump. Os aliados ocidentais da Ucrânia vêm tentando reduzir a receita da Rússia com exportações desde o início da ofensiva militar de Moscou, em fevereiro de 2022.

No entanto, a Rússia conseguiu direcionar suas vendas de energia para fora da Europa, atendendo países como Índia e China, o que garantiu a continuidade do fluxo bilionário de recursos para o país. A Índia argumenta que passou a importar petróleo “da Rússia porque os fornecedores tradicionais desviaram seus embarques para a Europa após o início do conflito”.

__

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Tarifas do Trump