CNBC
O número de empresas brasileiras com operações produtivas nos Estados Unidos chegou a 70, com presença em 23 dos 50 estados norte-americanos, segundo a CNI.

CNBC Contratações em empresas privadas disparam; 104 mil em julho, diz ADP

Tarifas do Trump

Rogério Carvalho diz que tarifa dos EUA é “ilegal” e critica tentativa de repolarização global

Publicado 30/07/2025 • 11:21 | Atualizado há 19 horas

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • O senador Rogério Carvalho (PT-SE), líder do Partido dos Trabalhadores no Senado, afirmou que a tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos a produtos brasileiros é uma medida "ilegal" e que a decisão tem caráter político, não comercial.
  • Carvalho declarou que, mesmo após reuniões com autoridades americanas e representantes do setor privado, o grupo não conseguiu dialogar diretamente com quem decide, pois as decisões estariam centralizadas na figura do presidente Donald Trump.
  • O parlamentar disse que, durante os encontros, senadores americanos de ambos os partidos criticaram a medida adotada pelo governo dos EUA.

O senador Rogério Carvalho (PT-SE), líder do Partido dos Trabalhadores no Senado, afirmou que a tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos a produtos brasileiros é uma medida “ilegal” e que a decisão tem caráter político, não comercial.

A declaração foi feita durante entrevista ao Real Time, do Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, enquanto o parlamentar integrava uma comitiva brasileira em missão oficial aos Estados Unidos.

Carvalho declarou que, mesmo após reuniões com autoridades americanas e representantes do setor privado, o grupo não conseguiu dialogar diretamente com quem decide, pois as decisões estariam centralizadas na figura do presidente Donald Trump. “Mesmo a gente conversando com os interlocutores adequados, os mais indicados, aqueles que são os de primeira escolha, a gente não consegue chegar em quem decide”, afirmou.

O parlamentar disse que, durante os encontros, senadores americanos de ambos os partidos criticaram a medida adotada pelo governo dos EUA. Segundo ele, congressistas consideram que a sobretaxa às exportações brasileiras “é ilegal e não é adequada”.

Carvalho também relatou que alguns senadores apontaram o uso da tarifa como instrumento político relacionado ao ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro. “Disseram que é um absurdo tentar usar a tarifa como arma política para impor uma vontade do presidente em relação ao ex-presidente”, completou.

Leia mais:

Trump anuncia tarifa de 25% sobre produtos da Índia a partir de 1º de agosto

Governo estuda pedir aos EUA exclusão de taxas para alimentos

Balança comercial e pressão econômica

O senador destacou que os Estados Unidos mantêm superávit na balança comercial com o Brasil. Ele argumentou que a imposição da tarifa afeta setores nos quais o país norte-americano depende diretamente de produtos brasileiros, como frutas, café, concentrado de suco de laranja, madeira e aço.

“Não têm como substituir frutas, não têm como substituir o café, o concentrado de suco de laranja, a nossa madeira, o nosso aço. Não tem como ter um fornecedor imediato para isso”, disse. Para ele, a medida pode gerar desabastecimento e aumento de preços no mercado americano.

Segundo Carvalho, empresários norte-americanos com relações comerciais com o Brasil demonstraram preocupação com os efeitos da tarifa e chegaram a se comprometer com a elaboração de uma carta solicitando o adiamento da medida.

Multilateralismo e cenário geopolítico

Na avaliação do senador, a imposição da tarifa é reflexo de uma tentativa dos Estados Unidos de retomar uma lógica de polarização global, semelhante à da Guerra Fria. “Os Estados Unidos querem restabelecer uma polaridade, um mundo bipolar novamente, como existiam os capitalistas e os comunistas na década de 80”, disse.

Carvalho defendeu que o Brasil mantenha uma política externa pautada no multilateralismo e na autodeterminação dos povos. “Nós não podemos voltar e termos um atrelamento aos Estados Unidos, porque isso é abrir mão da nossa soberania, abrir mão dos interesses da economia brasileira”, declarou.

Expectativa sobre as tarifas

O senador afirmou que não acredita em uma mudança de posição do governo norte-americano até a entrada em vigor da tarifa. No entanto, avalia que, no médio prazo, o impacto econômico poderá levar a sociedade americana a rever o apoio à medida.

“O povo americano vai cobrar esta fatura, porque quem mais perde ao fim e ao cabo, todos perdemos. Mas os Estados Unidos têm superávit na balança comercial com o Brasil”, concluiu.

📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Tarifas do Trump