CNBC
O logotipo da Paramount Pictures é exibido em frente aos Estúdios Paramount em 31 de janeiro de 2024, em Los Angeles, Califórnia. O magnata da mídia Byron Allen fez uma oferta para comprar a Paramount Global em um acordo avaliado em US$ 30 bilhões, incluindo dívidas, de acordo com um porta-voz do Allen Media Group. Mario Tama/Getty Images/AFP (Foto de MARIO TAMA / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP)

CNBC FCC aprova fusão de US$ 8 bilhões entre Paramount e Skydance

Tarifas do Trump

Senado envia missão a Washington para negociar tarifas de 50% dos EUA a produtos brasileiros

Publicado 23/07/2025 • 21:28 | Atualizado há 1 dia

Estadão Conteúdo

KEY POINTS

  • O Senado enviará 8 parlamentares a Washington na sexta-feira (25/07) para negociar alternativas às tarifas de 50% dos EUA, que entram em vigor em 1º de agosto. O grupo buscará diálogo com empresários e congressistas americanos entre 28 e 30/07.
  • Liderados por Nelsinho Trad (PSD-MS), os senadores focarão em "estabelecer diálogo" com setor empresarial e legisladores dos EUA. Jaques Wagner (PT-BA) reforçou que o objetivo é "evitar conflitos" numa relação comercial de 206 anos
  • Wagner revelou que o Brasil enviou proposta formal aos EUA em 16 de maio, sem resposta até agora. A missão surge como última tentativa diplomática: "Há uma carta [...] que ainda não nos foi respondida. Espero que tenhamos sucesso".
Donald Trump mostra placa com tarifas dos EUA a outros países, inclusive Brasil.

Donald Trump mostra placa com tarifas dos EUA a outros países, inclusive Brasil.

Brendan Smialowski / AFP

O Senado prepara o envio de oito parlamentares para Washington, com saída marcada para a tarde de sexta-feira (25) em resposta à decisão dos Estados Unidos de impor tarifas de 50% a produtos brasileiros.

O grupo busca, entre segunda-feira (28) e quarta-feira (30) discutir possíveis alternativas diretamente com empresários e congressistas americanos, já que as cobranças devem entrar em vigor em 1º de agosto.

Leia também

Guerra tarifária ganha força com novas ações de Trump; acompanhe aqui

Lula conversa com presidente do México para ampliar relações comerciais

Republicanos e democratas se unem em projeto que isenta pequenas empresas de tarifas de Trump sobre Canadá

O senador Nelsinho Trad (PSD-MS), que lidera a missão, destacou que o principal objetivo é estabelecer diálogo com representantes do setor empresarial que mantêm relações comerciais com o Brasil, além de buscar contato com legisladores dos Estados Unidos. Ele explicou que a programação dos encontros será definida nos próximos dias.

Diplomacia e expectativa de diálogo

Durante esta quarta-feira (23), o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), reforçou que a intenção da viagem é priorizar a conversa e evitar conflitos.

“Espero que a gente tenha sucesso, porque não nos interessa ter uma briga numa amizade e num comércio de 206 anos”, disse Wagner em postagem na rede X, segundo a fonte da matéria.

Wagner também ressaltou que há expectativa de êxito nas negociações, mas sem abrir mão dos interesses nacionais.

O senador lembrou ainda que o governo brasileiro já encaminhou uma carta com propostas aos Estados Unidos no dia 16 de maio, mas ainda não recebeu resposta. “Há uma carta entregue ao governo americano desde 16 de maio que ainda não nos foi respondida. Espero que tenhamos sucesso”, afirmou o parlamentar.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Tarifas do Trump