CNBC
OpenAI.

CNBC OpenAI vai lançar navegador próprio e desafiar domínio do Google Chrome

Tarifas do Trump

Setor cafeeiro vê “grave retrocesso” em tarifa de 50% imposta por Trump, diz ABIC

Publicado 10/07/2025 • 12:31 | Atualizado há 8 horas

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) classificou como preocupante a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor uma tarifa de 50% sobre todos os produtos importados do Brasil, incluindo o café.
  • Segundo a entidade, a taxação representa um “grave retrocesso nas relações comerciais entre os dois países” e deve gerar “impactos extremamente negativos e relevantes para toda a cadeia produtiva do café brasileiro”.
  • A associação defendeu uma resposta “estratégica, firme e diplomática” por parte do governo brasileiro, com foco na proteção dos interesses do setor cafeeiro nacional.

Pixabay.

A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) classificou como preocupante a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor uma tarifa de 50% sobre todos os produtos importados do Brasil, incluindo o café.

Segundo a entidade, a taxação representa um “grave retrocesso nas relações comerciais entre os dois países” e deve gerar “impactos extremamente negativos e relevantes para toda a cadeia produtiva do café brasileiro”.

Em nota, a ABIC afirma que a decisão compromete a competitividade das exportações e pressiona os custos operacionais em um momento de reorganização do mercado global.

Leia mais:

Tarifa de Trump sobre exportação pode impactar em até 5% do faturamento, diz Minerva

Tarifa dos EUA pode inviabilizar exportação de suco de laranja do Brasil, diz diretor-executivo da CitrusBR

Tarifa dos EUA ao Brasil é “política” e pode afetar setores estratégicos, analisa pesquisador do FGV Ibre

A associação defendeu uma resposta “estratégica, firme e diplomática” por parte do governo brasileiro, com foco na proteção dos interesses do setor cafeeiro nacional.

“Reforçamos a importância do diálogo técnico e institucional para que o país mantenha sua posição de destaque no comércio internacional de café, sem sofrer penalizações que prejudiquem sua imagem e desempenho econômico”, diz o comunicado.

A ABIC também destacou que os Estados Unidos são o maior consumidor de café do mundo e dependem dos países produtores, como o Brasil, para abastecer o mercado interno. “Apostamos muito na diplomacia do nosso país”, concluiu.

__

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Tarifas do Trump