Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Tarifa ideal para café seria uma que “garanta a competitividade”, afirma diretor do Cecafé
Publicado 16/07/2025 • 18:16 | Atualizado há 7 horas
Exclusivo CNBC: Trump “provavelmente” demitirá presidente do Fed “em breve”, diz autoridade da Casa Branca
França quer cortar dois feriados e eliminar cargos públicos para economizar dinheiro
Ações da ASML caem após gigante dos chips dizer que não pode confirmar crescimento em 2026
CEO da Nvidia quer vender chips mais avançados para a China após fim da proibição do H20
Ações da Renault despencam 17% após montadora revisar projeções e nomear novo CEO interino
Publicado 16/07/2025 • 18:16 | Atualizado há 7 horas
KEY POINTS
Com as tarifas de 50% do presidente americano Donald Trump, produtos como o café, que têm um mercado muito grande nos Estados Unidos, podem ser muito afetados. Em entrevista exclusiva para o Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, Eduardo Heron, diretor técnico do Cecafé, explica os impactos destas tarifas na cadeia do café brasileiro.
De acordo com Heron, tanto o Brasil quanto os Estados Unidos sofreram impactos econômicos pelas tarifas já que “cerca de 76% dos americanos consomem café hoje nos Estados Unidos e o Brasil tem 32% desse mercado”. Assim, o primeiro problema apontado por seria no reabastecimento desta quantidade de café no mercado americano.
Além disso, aponta que no ano passado o Brasil teve um crescimento de 32% nos embarques de café para os EUA, alcançando uma marca histórica de 1,1 milhões de sacas, e os EUA aumentaram as compras de café brasileiro em 34%. Dessa forma, o crescimento que o mercado vinha sofrendo também será impactado.
Leia mais
Acompanhe a cobertura em tempo real da Guerra Comercial
Café, ovos e margarina lideram alta de preços em 2025, aponta pesquisa
Impacto das tarifas no café é “brutal” para economia dos EUA, diz especialista
Heron aponta que o diálogo será importante para as negociações com o presidente americano para “mitigar os riscos com esse grande mercado consumidor de café” e que um caminho possível é que o café faça parte de uma excessão de produtos com diminuição tarifária, justamente pelo tamanho do mercado.
“É realmente um caminho que suaviza esse impacto da tarifa de 50% para um produto que não existe hoje, nos Estados Unidos, que é o café brasileiro.”
O diretor do Cecafé também explica que não existe uma previsão certa de qual valor de tarifas seria o ideal para o café brasileiro, mas que o produto não pode perder o espaço no mercado e a competitividade, evitando prejuízos e desvalorização. “Nós entendemos que o percentual [ideal] seria aquele que garantisse a competitividade, igual aos nossos concorrentes”;
Heron ainda aponta que os impactos ocorreram em toda a cadeia produtiva, já que hoje cerca de 125 empresas brasileiras exportam café para os Estados Unidos e cada container enviado tem a participação de 50 a 100 produtores.
“Nós falamos aqui de empresas que perdem competitividade, do país que perde competitividade, market share, mas também de produtores que fazem o café de qualidade, de sustentabilidade para atender esse mercado americano, que serão prejudicados e gerando também problemas sociais no Brasil”.
Para o diretor, a alternativa de ampliar os mercados “demanda tempo, investimento” e que é algo volátil. “Eu acho que o desafio de você continuar buscando os novos mercados, abrir novos volumes, isso é saudável para todo o agronegócio brasileiro, mas de qualquer forma, os Estados Unidos continua sendo um grande comprador”, finalizou.
__
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
"Queremos negociação urgente", diz Alckmin sobre tarifa dos EUA
Com investimento de R$ 6,5 mi, evento de cavalos árabes recebe o sheik do Catar, que vem pela primeira vez ao Brasil
Expectativa de piora na economia aumenta com tarifaço de Trump, aponta pesquisa Genial/Quaest
STF: Moraes decide que governo pode elevar IOF, mas sem cobrança sobre risco sacado
Aura Minerals levanta R$ 1 bilhão em oferta de ações nos EUA