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CNBC Hermès aumentará preços nos EUA para bolsas e lenços icônicos em resposta às tarifas de Trump

Tarifas do Trump

Tarifas de Trump não vão impulsionar as indústrias dos EUA, aponta pesquisa CNBC

Publicado 14/04/2025 • 16:05 | Atualizado há 3 dias

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • Tarifas impostas pelo governo Trump não vão impulsionar as indústrias dos Estados Unidos, aponta pesquisa CNBC.
  • Em vez disso, as empresas vão buscar realocar suas cadeias de suprimentos para países com tarifas mais baixas, visando minimizar os custos crescentes.
  • Apesar das promessas de cortes de impostos, a pesquisa mostra que os tributos têm um peso menor nas decisões sobre a localização das fábricas.

Tarifas de Trump não vão impulsionar as indústrias dos EUA.

Pixabay.

Uma pesquisa recente da CNBC revela que as tarifas impostas pelo governo Trump não vão impulsionar as indústrias dos Estados Unidos. Em vez disso, as empresas vão buscar realocar suas cadeias de suprimentos para países com tarifas mais baixas, visando minimizar os custos crescentes.

Contrariando as alegações da administração Trump sobre um “boom” de realocação da cadeia de suprimentos. Apesar das promessas de cortes de impostos, a pesquisa mostra que os tributos têm um peso menor nas decisões sobre a localização das fábricas.

A pesquisa aponta que 74% dos entrevistados citam o custo como o principal obstáculo para trazer a produção de volta aos EUA, seguido pela dificuldade em encontrar mão de obra qualificada (21%).

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Custos proibitivos

Apesar de anúncios recentes de grandes empresas de tecnologia, como a Nvidia e a Apple, que planejam investir nos EUA, a maioria das empresas considera os custos proibitivos. A recente isenção de tarifas sobre produtos tecnológicos da China e outros países não altera a tendência geral, já que o governo Trump continua investigando a segurança nacional e ameaçando novas tarifas sobre tecnologias críticas.

A maioria dos entrevistados (61%) acredita que realocar as cadeias de suprimentos para países com tarifas mais baixas é mais viável economicamente do que trazê-las de volta aos EUA. Uma parcela significativa (47%) estima que construir uma nova cadeia de suprimentos doméstica custaria mais que o dobro dos custos atuais.

Além das tarifas, a pesquisa aponta outras preocupações como a demanda do consumidor, os preços das matérias-primas e a “incapacidade da administração atual de fornecer uma estratégia consistente”. A maioria dos entrevistados (61%) sente que o governo Trump está “intimidando o setor corporativo americano”.

Retorno da manufatura aos EUA é lento e complexo

Para aqueles que consideram a possibilidade de restabelecer as cadeias de suprimentos nos EUA, o processo seria longo e complexo: 74% estima que levaria de três a cinco anos, ou mais. Além disso, a automação desempenharia um papel crucial, com 81% dos entrevistados prevendo um aumento no uso de robôs em detrimento da mão de obra humana.

“O mercado de trabalho dos EUA é uma preocupação ao considerar a mudança de volta para os EUA”, afirmou Mark Baxa, CEO do grupo de comércio da cadeia de suprimentos CSCMP.

Tarifas cancelaram pedidos

O impacto imediato das tarifas de Trump é o cancelamento de pedidos (89%), devido à expectativa de queda no consumo (75%). Para os produtos afetados pelas novas tarifas, 61% dos entrevistados planejam aumentar os preços.

“O impacto imediato é o cancelamento de pedidos e o risco de retração do consumo é notável”, disse Baxa.

Os produtos mais afetados pela queda no consumo seriam os discricionários (44%), móveis (19%) e artigos de luxo (19%).

Alerta de recessão

A pesquisa também revela uma preocupação crescente com a possibilidade de recessão: 63% dos entrevistados acreditam que as tarifas de Trump podem levar a uma recessão nos EUA ainda este ano, com 51% prevendo que ela comece no segundo trimestre.

“As cadeias de suprimentos que sustentam milhões de empregos nos EUA, impulsionam os fabricantes dos EUA e oferecem opções acessíveis para os consumidores dos EUA estão agora experimentando os primeiros sinais de danos devido a essas tarifas destrutivas”, disse Steve Lamar, CEO da American Apparel & Footwear Association.

Outras pesquisas com CEOs também indicam uma expectativa generalizada de recessão iminente. Pequenas empresas e startups alertam que as tarifas podem ser catastróficas e colocar empregos em risco.

Impacto nas compras de volta às aulas e fim de ano

Embora a maioria dos entrevistados afirme que os pedidos para as compras de volta às aulas e fim de ano não foram afetados, 75% planejam aumentar os preços desses produtos.

Além disso, há uma tendência de foco em produtos de menor preço (67%) e itens promocionais (21%), indicando uma preparação para um consumidor mais cauteloso.

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Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

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