Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
“O que mais nos impacta é essa indefinição”, diz Firjan sobre tarifas
Publicado 15/07/2025 • 11:09 | Atualizado há 1 dia
BREAKING NEWS
STF determina manutenção do aumento do IOF
Exclusivo CNBC: Trump “provavelmente” demitirá presidente do Fed “em breve”, diz autoridade da Casa Branca
França quer cortar dois feriados e eliminar cargos públicos para economizar dinheiro
Ações da ASML caem após gigante dos chips dizer que não pode confirmar crescimento em 2026
CEO da Nvidia quer vender chips mais avançados para a China após fim da proibição do H20
Ações da Renault despencam 17% após montadora revisar projeções e nomear novo CEO interino
Publicado 15/07/2025 • 11:09 | Atualizado há 1 dia
KEY POINTS
O setor industrial do Rio de Janeiro acompanha com atenção as negociações entre Brasil e Estados Unidos sobre a possível imposição de tarifas adicionais a produtos brasileiros. A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) defende a ampliação do prazo para que as tratativas sejam conduzidas em bases técnicas e comerciais.
“O que mais nos impacta é essa indefinição”, afirmou Rodrigo Santiago, presidente do Conselho Empresarial de Relações Internacionais da Firjan. Segundo ele, 90% da pauta exportadora fluminense para os Estados Unidos é composta por petróleo, aço e alumínio. Atualmente, o petróleo integra uma lista de exceção, mas há incertezas sobre a permanência desse status.
Durante entrevista ao Real Time, do Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, Santiago disse que a Firjan e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) propõem ao governo brasileiro a solicitação de uma extensão de 90 dias para que as negociações avancem.
“A principal demanda é de extensão de prazo. Hoje nós vamos plantear junto ao governo essa extensão de 90 dias para que possamos trabalhar em bases técnicas e comerciais”, declarou.
Leia mais:
Tarifas de Trump contra o Brasil dificilmente serão aplicadas, diz UBS
União Europeia ainda busca acordo comercial com Trump, mas prepara retaliação
Questionado sobre o impacto de variáveis políticas no processo, o dirigente defendeu que o setor produtivo concentre os esforços em pautas técnicas. “O esforço da indústria é minimizar o efeito político e ideológico, e concentrar o diálogo na vice-presidência da República, na figura do nosso vice-presidente Geraldo Alckmin”, afirmou.
Santiago também destacou que a relação econômica entre Brasil e Estados Unidos envolve cadeias produtivas estratégicas para os dois países. “Uma relação de 200 anos e uma interdependência de cadeias de valor nos permite acreditar que ainda há uma base de diálogo possível para que as negociações sejam feitas com o máximo de técnica possível, pensando nos negócios”, disse.
O dirigente lembrou que, mesmo sem a efetivação de novas tarifas, a indústria brasileira já trabalha na diversificação de mercados. De acordo com ele, as federações estaduais e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) mantêm uma agenda permanente de prospecção. “Realizamos, no último ano, mais de 60 missões empresariais, tanto inbound quanto outbound”, afirmou.
Santiago destacou ainda a importância do acordo Mercosul-União Europeia para os exportadores brasileiros. “Sabemos que é uma prioridade do nosso governo e que poderá ajudar inúmeros setores”, disse.
No caso específico do Rio de Janeiro, Santiago relatou que empresas associadas à Firjan já mantêm diálogo com mercados alternativos e que, atualmente, uma delegação da federação está no Japão em busca de novas oportunidades comerciais.
—
📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Raízen fecha a histórica Usina Santa Elisa e levanta R$ 1 bi com venda de cana-de-açúcar
Fechamento de usina da Raízen em SP resulta em 1,2 mil demissões, afirma prefeitura
EUA citam uso do PIX e falta de combate à corrupção em investigação contra o Brasil
Governo reage e envia carta aos EUA cobrando diálogo sobre as tarifas
Ações da Renault despencam 17% após montadora revisar projeções e nomear novo CEO interino