CNBC
O improvável casamento político de Trump e Musk culminou em um divórcio público e inflamado em 5 de junho de 2025. O presidente Trump disse, em um discurso televisionado no Salão Oval, que estava "muito decepcionado" depois que seu ex-assessor e principal doador criticou seu "grande e belo" projeto de lei de gastos perante o Congresso. Os dois então trocaram insultos nas redes sociais — com Musk chegando a postar, sem provas, que Trump foi mencionado em documentos governamentais sobre o financista e agressor sexual Jeffrey Epstein, que caiu em desgraça.

CNBC Musk apoia as críticas do senador Paul ao megaprojeto de lei de Trump no primeiro comentário desde sua aprovação

Tarifas do Trump

Trump afirma que deve começar a informar países sobre tarifas dos EUA nesta sexta-feira

Publicado 04/07/2025 • 07:20 | Atualizado há 5 horas

AFP

KEY POINTS

  • Trump anunciou que começará a enviar cartas individuais a parceiros comerciais já na sexta-feira (05/jul), informando as taxas específicas que cada país pagará — "É simplesmente muito mais fácil", justificou.
  • As tarifas personalizadas por país (ex.: Taiwan, UE) devem entrar em vigor dias após o fim da suspensão dos aumentos anunciados em abril. A taxa-base é de 10%, com elevação prevista para "grupo seleto" caso acordos não sejam fechados.
  • Apenas Reino Unido e Vietnã fecharam acordos completos, enquanto China-EUA acertaram redução temporária de tarifas. Autoridades sinalizam "enxurrada" de anúncios, mas nenhum novo país foi confirmado.
Donald Trump.

Donald Trump.

Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC.

O presidente Donald Trump disse que pretende começar a enviar cartas informando os parceiros comerciais sobre suas taxas tarifárias já na sexta-feira, à medida que as negociações para evitar tarifas mais altas dos EUA entram na reta final.

“Minha tendência é enviar uma carta e dizer qual tarifa eles vão pagar”, disse ele a repórteres na quinta-feira. “É simplesmente muito mais fácil.” Ele acrescentou: “Vamos começar a enviar algumas cartas, provavelmente a partir de amanhã.”

Leia também

Macron quer acordo comercial UE-EUA ‘o mais rápido possível’

O que o acordo comercial entre EUA e Vietnã nos diz sobre o futuro das tarifas

Powell confirma que Fed teria reduzido taxas se não fossem as tarifas

Tarifas personalizadas a caminho

Seus comentários ocorrem dias antes de tarifas mais altas entrarem em vigor em dezenas de economias — personalizadas para cada uma delas —, variando de Taiwan à União Europeia.

Essas tarifas fazem parte de um anúncio mais amplo em abril, quando Trump impôs uma taxa de 10 por cento sobre produtos de quase todos os parceiros comerciais, com um plano de aumentar essas taxas para um grupo seleto em poucos dias.

No entanto, ele rapidamente suspendeu os aumentos até 9 de julho, permitindo que as negociações comerciais acontecessem.

Os países têm se esforçado para fechar acordos que os ajudem a evitar essas tarifas elevadas.

Novos acordos comerciais à vista?

Autoridades dos EUA sinalizaram que pode haver uma enxurrada de acordos comerciais anunciados nos próximos dias.

Mas até agora, a administração Trump revelou apenas acordos com o Reino Unido e o Vietnã, enquanto Washington e Pequim concordaram em reduzir temporariamente tarifas extremamente altas nos produtos um do outro.

À medida que o prazo de julho se aproxima, Trump afirmou repetidamente que planeja informar os países sobre as tarifas dos EUA enviando-lhes cartas.

__

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Tarifas do Trump