CNBC
Principais bancos dos EUA processam Fed por testes de estresse bancário

CNBC Fed dividido mantém taxa básica de juros, contrariando pressão de Trump por cortes agressivos

Tarifas do Trump

Trump disse que não quer conversar agora, não adianta Lula buscar diálogo, diz Gleisi Hoffmann

Publicado 29/07/2025 • 13:18 | Atualizado há 1 dia

Estadão Conteúdo

KEY POINTS

  • A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, disse nesta terça-feira (29), que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva só buscará uma conversa com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, quando houver abertura para isso.
  • Gleisi reforçou que Trump "disse que não quer conversar agora" e que a conversa entre dois chefes de Estado "não é um telemarketing", pois exige uma preparação prévia.
  • Segundo a ministra, Lula "nunca ficou indisposto" para conversar, mas aguarda que os Estados Unidos deem abertura para esse tipo de diálogo.
Gleisi Hoffmann, ministra de Relações Institucionais.

Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil.

Gleisi Hoffmann, ministra de Relações Institucionais.

A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, disse nesta terça-feira (29), que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva só buscará uma conversa com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, quando houver abertura para isso.

Gleisi reforçou que Trump “disse que não quer conversar agora” e que a conversa entre dois chefes de Estado “não é um telemarketing”, pois exige uma preparação prévia.

“O presidente Trump disse que não quer conversar agora, então não adianta o presidente Lula buscar a conversa. Uma negociação entre dois chefes de Estado tem uma preparação dos negociadores para que isso aconteça, não é um telemarketing”, disse a ministra ao ser questionada se Lula deveria buscar ele próprio negociar o tarifaço com Trump.

Leia mais:

FMI não espera grande mudança nas projeções depois dos acordos dos EUA, diz economista-chefe

Ceará prepara medidas diante de possível impacto tarifário dos EUA, diz governador

Segundo a ministra, Lula “nunca ficou indisposto” para conversar, mas aguarda que os Estados Unidos deem abertura para esse tipo de diálogo. “Lula nunca ficou indisposto em conversar, mas obviamente só vai acontecer quando tiver condições de que os EUA também ofereçam para nós abertura para essa conversa e negociação comercial que desejamos fazer”, afirmou.

A ministra voltou a dizer que o Brasil não tem “hegemonia de país para nossas vendas” e que o País tem “um mercado muito amplo no mundo”.

Ela também afirmou que conversou “rapidamente” com os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), sobre as ameaças de sanções das quais poderiam ser alvo por parte do governo norte-americano. “Conversei rapidamente por telefone. Eles não estão aqui em Brasília, vão chegar mais no final da semana. Combinamos de nos encontrar”, disse a ministra.

📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Tarifas do Trump