Tornados e tempestades deixam mais de 25 mortos nos Estados Unidos
Publicado 17/05/2025 • 18:50 | Atualizado há 3 horas
Jovens da Geração Z abandonam universidade e migram para profissões técnicas nos EUA
Trump diz para Walmart ‘absorver as tarifas’ após a varejista alertar que vai aumentar preços
China mantém controle sobre metais de terras raras após suspender algumas restrições à exportação dos EUA
Alibaba, Tencent e JD.com mostram que anúncios com IA impulsionam compras
Microsoft propõe separação do Teams dos pacotes Office para evitar sanções da UE
Publicado 17/05/2025 • 18:50 | Atualizado há 3 horas
KEY POINTS
Tempestades nos EUA.
AFP
Tempestades severas que atingiram os estados norte-americanos de Missouri, Kentucky e Virgínia deixaram mais de 25 mortos, devastaram comunidades locais e cortaram a eletricidade de quase 200 mil pessoas, informaram autoridades neste sábado.
O governador do Kentucky, Andy Beshear, afirmou na rede X que ao menos 18 pessoas morreram durante as tempestades na noite da última sexta-feira (17), enquanto autoridades locais no Missouri relataram outras sete mortes.
Na Virgínia, duas pessoas também morreram atingidas por quedas de árvores, segundo a imprensa local.
Jamie Burns, de 38 anos, que vive com o marido e o filho em um trailer na cidade de London, no Kentucky, precisou se abrigar no porão da casa de tijolos da irmã enquanto a tempestade destruía de 100 a 200 casas na região.
Leia também:
Jovens da Geração Z abandonam universidade e migram para profissões técnicas nos EUA
“Coisas que estão aqui há mais tempo do que eu, coisas que existem há mais de 30 anos, foram simplesmente ao chão”, disse Burns em entrevista por telefone à AFP, com a voz embargada. “É surreal, porque você olha para uma área e ela está completamente destruída… achatada, como se nunca tivesse existido.”
Imagens feitas por drones e divulgadas pela mídia local mostraram cenas de devastação em London, com casas arrasadas e reduzidas a escombros, além de troncos de árvores completamente despidos de galhos.
Beshear acrescentou que mais de 100 mil pessoas estão sem energia no estado, e cinco condados decretaram estado de emergência.
O leste de Kentucky, historicamente conhecido por suas minas de carvão, é uma das regiões mais pobres dos Estados Unidos. “Muitos de nós vivem em casas pré-fabricadas que não são seguras contra tornados”, lamentou Burns.
No Missouri, cinco pessoas morreram na cidade de St. Louis, em um dos eventos climáticos mais severos da história local, segundo autoridades. Outras duas mortes ocorreram no condado de Scott, informou a Patrulha Rodoviária Estadual em comunicado à AFP.
Mais de 80 mil pessoas ficaram sem energia, e três abrigos foram abertos na região. A previsão é de que o tempo severo continue entre domingo à noite e segunda-feira.
Questionada neste sábado se essa foi a pior tempestade já registrada em St. Louis, a prefeita Cara Spencer respondeu: “Eu descreveria como uma das piores, com certeza. A devastação é verdadeiramente comovente.”
Ela afirmou que 38 pessoas ficaram feridas e cerca de 5 mil edificações foram danificadas na cidade.
Em um bairro de St. Louis, uma igreja foi gravemente danificada, segundo imagens da CBS, e equipes de resgate continuavam atendendo vítimas nas imediações na manhã de sábado.
“É horrível que um tornado tenha passado por aqui e causado tantos danos aos moradores e também à igreja”, disse Derrick Perkins, pastor da Centennial Christian Church, à CBS. “Nossos corações estão partidos.”
Bruce Madison, que também trabalha na igreja, afirmou que a comunidade está unida diante da tragédia. “Neste momento, estamos apenas rezando por… todos que ainda estão tentando localizar agora.”
Apesar dos alertas prévios sobre o mau tempo, Beshear declarou estado de emergência na sexta-feira de forma preventiva, o número de mortes levanta dúvidas sobre o impacto dos cortes drásticos realizados pelo governo Trump, que podem ter deixado as equipes do Serviço Nacional de Meteorologia (NWS) perigosamente desfalcadas.
Segundo o Washington Post, cerca de 500 dos 4.200 funcionários do NWS foram demitidos ou aderiram à aposentadoria antecipada neste ano.
Os Estados Unidos registraram, em 2024, o segundo maior número de tornados da história, com quase 1.800 ocorrências, segundo a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), ficando atrás apenas de 2004.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings