Imagem de um carros em montagem.

CNBC Tarifas de Trump sobre veículos podem reduzir vendas em milhões e gerar custo de US$ 100 bilhões

Mundo

Tailândia vira assunto nas redes sociais após a estreia de ‘The White Lotus’

Publicado 07/03/2025 • 11:55 | Atualizado há 1 mês

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • As conversas nas redes sociais sobre viagens para a Tailândia aumentaram 60% após a estreia da terceira temporada de "The White Lotus" em 16 de fevereiro.
  • Os dados mediram as conversas nas redes sociais durante os três dias antes e depois da exibição do programa, segundo a empresa de análise de redes sociais Sprout Social.
  • O "efeito White Lotus" também pode estar aumentando o interesse por outras partes da Tailândia.

Pexels

As conversas nas redes sociais sobre viagens para a Tailândia aumentaram 60% após a estreia da terceira temporada de “The White Lotus” em 16 de fevereiro.

Os dados mediram as conversas nas redes sociais durante os três dias antes e depois da exibição do programa, segundo a empresa de análise de redes sociais Sprout Social.

A série premiada com o Emmy para HBO deve gerar um aumento no interesse por viagens para a ilha tailandesa de Koh Samui, o mais recente cenário do programa, assim como aconteceu com Maui, Havai, e Sicília, Itália, nas temporadas um e dois, respectivamente.

A capacidade do programa de atrair interesse turístico para seus locais de filmagem é tão influente que ficou conhecida como o “efeito White Lotus”.

De 16 a 26 de fevereiro, “The White Lotus” foi mencionado nas redes sociais quase 1.385.000 vezes por cerca de 500.000 autores únicos, segundo a Sprout Social. A maioria das conversas veio da Tailândia (86.016), seguida pelos Estados Unidos (45.728) e Brasil (18.613), informou a empresa ao CNBC Travel.

As conversas geraram mais de 8,4 milhões de interações, principalmente curtidas, comentários e compartilhamentos, dos quais 85% foram positivas, afirmou a empresa.

No entanto, para as postagens que mencionaram especificamente a Tailândia, o sentimento subiu para 99%, de acordo com a Sprout Social.

Isso é importante porque o alcance dessas postagens é tão vasto, disse Rachael Goulet, diretora de mídias sociais da empresa.

“Houve mais de 775 milhões de instâncias em que conversas mencionando tanto ‘The White Lotus’ quanto a Tailândia apareceram nos feeds dos usuários”, disse Goulet. “Para contextualizar, a população dos EUA é pouco mais de 340 milhões, então, com mais de 2x esse número, 775 milhões de impressões potenciais não indicam apenas uma forte tendência nas redes sociais; indicam um momento cultural mais amplo.”

Os dados são baseados nas conversas nas redes sociais no X, YouTube, Reddit e Tumblr, segundo a Sprout Social.

“As pessoas não estão apenas falando sobre o programa como algo para assistir; estão falando sobre ele como uma razão para viajar para a Tailândia”, disse Goulet. Além disso, nesta temporada há algo que as anteriores não tinham: o poder de uma pop star.

O elenco inclui Lalisa Manobal, mais conhecida como Lisa, do grupo K-pop Blackpink. Manobal, que tem cerca de 105 milhões de seguidores no Instagram, fez sua estreia como atriz como “Mook” na última temporada.

Reservas de hotéis e restaurantes

Mas não é só conversa, as buscas por viagens dispararam, em muitos casos, meses antes do início da terceira temporada.

O interesse de busca pelo Four Seasons Resort Koh Samui, principal local de filmagem do programa, aumentou 370% em Hong Kong em janeiro, em comparação com o ano anterior, segundo a Expedia.

Nas duas semanas após a estreia da terceira temporada, as buscas por viagens para Koh Samui aumentaram 115% em Singapura, 95% nos Estados Unidos e 70% na Austrália, mostraram os dados da Expedia.

As reservas também aumentaram. Desde a estreia da temporada, a Trip.com viu um crescimento anual de quase 30% nas reservas de voos e hotéis para Koh Samui, liderado pela Alemanha, Reino Unido e França.

O “efeito White Lotus” também pode estar aumentando o interesse por outras partes da Tailândia.

As reservas de aluguel de curto prazo na Tailândia aumentaram quase 500% nos dois dias após a estreia da terceira temporada, em comparação com o mesmo período de 2024, segundo a plataforma de gestão de propriedades Guesty, cujo software alimenta reservas no Airbnb e Booking.com, entre outros.

As tarifas médias noturnas para aluguéis de casas de curto prazo também subiram cerca de 28% em relação a fevereiro de 2024, de acordo com a Guesty.

As tarifas diárias médias em hotéis subiram 10% nas duas semanas antes e após a estreia da temporada, de acordo com a Expedia. Isso além do aumento nas tarifas, que começaram a subir durante o aumento da demanda de viagens pós-pandemia.

O “efeito White Lotus” pode até estar impulsionando as reservas em restaurantes fora das fronteiras da Tailândia. As reservas em restaurantes tailandeses nos Estados Unidos aumentaram 16% na semana após a estreia do programa, segundo o serviço de reservas OpenTable.

Preocupações com o excesso de turismo

O Dr. Guy Llewellyn, professor assistente da EHL Hospitality Business School, disse que o “efeito White Lotus” demonstra o poder que a cultura pop tem sobre as tendências de viagem, especialmente nos viajantes mais jovens que usam as redes sociais como inspiração para viajar.

No entanto, ele afirmou que os casos anteriores de turismo de tela servem como histórias de advertência. “O filme de 2000 ‘A Praia’ levou a um grande aumento de turistas em Maya Bay, causando sérios danos ambientais”, disse ele ao CNBC Travel, referindo-se à baía da Ilha Phi Phi, na Tailândia.

“Embora o aumento do turismo traga benefícios econômicos, uma onda descontrolada pode levar ao excesso de turismo, aumento dos custos para os locais e degradação ambiental.”

Llewellyn disse que a Tailândia deve antecipar esses desafios e promover destinos menos conhecidos e viagens fora de temporada, ao mesmo tempo que considera permissões de visitantes para áreas frágeis.

“Em última análise, o ‘efeito White Lotus’ apresenta uma oportunidade para a Tailândia remodelar sua narrativa de turismo”, afirmou.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo