Trump anuncia cessar-fogo “total e imediato” entre Índia e Paquistão
Publicado 10/05/2025 • 10:17 | Atualizado há 5 horas
Como a Amazon planeja alcançar Google e Microsoft na corrida pela computação quântica
Bill Gates pretende doar quase toda sua fortuna e encerrar a Fundação Gates até 2045
Livros autografados por Warren Buffett alcançam até US$ 100 mil em leilão durante encontro da Berkshire
Agenda cripto de Trump está sendo ameaçada por busca por lucros pessoais
Google concorda em pagar multa de US$ 1,4 bilhão por violação de privacidade de dados no Texas
Publicado 10/05/2025 • 10:17 | Atualizado há 5 horas
KEY POINTS
Destruição causada por bombardeios paquistaneses, na Vila de Gingal, no distrito de Uri, na Caxemira controlada pela Índia, nesta sexta-feira, 9 de maio de 2025. Índia e Paquistão escalaram nesta sexta-feira o conflito e passaram a atacar alvos militares, com bombardeios pesados relatados dos dois lados da fronteira. Explosões foram registradas na cidade de Jammu, na Caxemira indiana, causando um blecaute total. O governo da Índia disse ter "neutralizado" o sistema de defesa aérea da cidade paquistanesa de Lahore.
AFP
O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou nesta sábado (10) um acordo de cessar-fogo entre a Índia e o Paquistão, após dias de ataques mortais com caças, mísseis, drones e artilharia entre os rivais com armas nucleares.
“Após uma longa noite de negociações mediadas pelos Estados Unidos, tenho o prazer de anunciar que a Índia e o Paquistão concordaram com um CESSAR-FOGO TOTAL E IMEDIATO”, disse Trump no Truth Social, elogiando os dois países por “usarem o Bom Senso e a Inteligência”.
Leia mais
Tensão entre Índia e Paquistão tem bilhões de dólares em jogo e pode afetar comércio global
O Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, afirmou que o acordo é resultado de extensas negociações entre ele e o vice-presidente J.D. Vance com os primeiros-ministros indiano e paquistanês, Narendra Modi e Shehbaz Sharif, e outras autoridades de alto escalão.
“Tenho o prazer de anunciar que os governos da Índia e do Paquistão concordaram com um cessar-fogo imediato e iniciaram negociações sobre um amplo conjunto de questões em um local neutro”, disse Rubio no X.
“Elogiamos os primeiros-ministros Modi e Sharif por sua sabedoria, prudência e estadismo ao escolherem o caminho da paz”, acrescentou.
O anúncio ocorre após o Paquistão lançar contra-ataques contra a Índia no sábado, após três de suas bases aéreas terem sido atacadas durante a noite e o conflito entre os dois arqui-inimigos ter se intensificado a níveis perigosos.
“Foi acordado que ambos os lados cessariam todos os disparos e ações militares em terra, ar e mar a partir das 17h, horário padrão da Índia, de hoje”, disse o Secretário de Relações Exteriores da Índia, Vikram Misri, em um comunicado após o anúncio de Trump.
O ministro das Relações Exteriores do Paquistão também confirmou o cessar-fogo.
Porém, uma fonte do governo indiano disse à AFP que a Índia e Paquistão negociaram um cessar-fogo anunciado bilateralmente no sábado (10), depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que o cessar-fogo ocorreu por meio de negociações mediadas por Washington.
“A suspensão dos disparos e da ação militar entre a Índia e o Paquistão foi negociada diretamente entre os dois países”, disse a fonte à AFP, falando sob condição de anonimato.
–
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Juliana Colombo é jornalista especializada em economia e negócios. Já trabalhou nas principais redações do país, como Valor Econômico, Forbes, Folha de S. Paulo e Rede Globo.
Mais lidas
EUA e China iniciam negociações para tentar "acalmar" a guerra comercial
Menções a "tarifas" ultrapassa "IA" em reuniões de resultados, à medida que a luta comercial de Trump altera as perspectivas
Justiça suspende decisão que barrou compra do Banco Master pelo BRB
Lula na Rússia: "O Brasil não será quintal de nenhum país”
Debate sobre o corte de impostos de Trump está esquentando. Aqui estão as principais questões e quem pode se beneficiar