O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, responde a perguntas de repórteres no Fórum Global Outlook do Instituto de Finanças Internacionais (IIF), à margem das Reuniões Anuais de Primavera de 2025 do FMI e do Banco Mundial, em Washington, D.C., EUA, em 23 de abril de 2025.

CNBC Colegas de Yale alertam o Secretário do Tesouro de Trump que ele corre o risco de permitir uma descida ‘ao fascismo’

Mundo

Trump defende trânsito “livre” para navios dos EUA pelos canais do Panamá e Suez

Publicado 26/04/2025 • 19:59 | Atualizado há 13 horas

AFP

KEY POINTS

  • O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, defendeu no sábado (26) o trânsito livre para navios comerciais e militares americanos através dos canais do Panamá e de Suez, e pediu ao seu secretário de Estado que trabalhasse na questão "imediatamente".
  • "Navios americanos, tanto militares quanto comerciais, deveriam poder transitar, sem custos, pelos canais do Panamá e de Suez!", escreveu ele em sua plataforma Truth Social.
O presidente dos EUA, Donald Trump, discursa na Casa Branca em Washington, D.C., EUA, em 22 de abril de 2025.

O presidente dos EUA, Donald Trump, discursa na Casa Branca em Washington, D.C., EUA, em 22 de abril de 2025.

Kevin Lamarque | Reuters (Reprodução CNBC Internacional)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, defendeu no sábado (26) o trânsito livre para navios comerciais e militares americanos através dos canais do Panamá e de Suez, e pediu ao seu secretário de Estado que trabalhasse na questão “imediatamente”.

“Navios americanos, tanto militares quanto comerciais, deveriam poder transitar, sem custos, pelos canais do Panamá e de Suez!”, escreveu ele em sua plataforma Truth Social.

Leia também:

Solicitação ao secretário de estado

Trump enfatizou a necessidade de ação imediata sobre a questão, direcionando seu pedido diretamente ao secretário de Estado. Essa demanda reflete uma postura assertiva do presidente em relação ao controle e acesso estratégico a importantes vias marítimas internacionais.

Implicações econômicas e geopolíticas

A declaração de Trump levanta questões sobre as implicações econômicas e geopolíticas dessa proposta. Os canais do Panamá e de Suez são rotas comerciais vitais que conectam diferentes partes do mundo, e a gratuidade no trânsito americano poderia afetar tarifas, acordos comerciais e a dinâmica de poder global.

Além disso, a proposta pode gerar reações de outros países e entidades que têm interesses nos canais, colocando foco em como essa política poderia ser implementada sem causar tensões diplomáticas.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

MAIS EM Mundo