CNBC
Alimentos na prateleira de um mercado.

CNBCTrump corta tarifas, mas preços dos alimentos devem continuar altos

Mundo

Trump deve anunciar novo presidente do Fed antes do Natal, diz secretário à CNBC

Publicado 25/11/2025 • 18:37 | Atualizado há 28 minutos

KEY POINTS

  • Scott Bessent afirmou à CNBC que Donald Trump pode anunciar, antes do Natal, o novo presidente do Federal Reserve; cinco candidatos estão no páreo
  • O secretário disse que o Fed deveria assumir um papel “secundário”, avaliou que o Comitê pode cortar juros em dezembro e estimou que o shutdown reduziu o PIB dos EUA em 1,5%, um impacto de ao menos US$ 11 bilhões
  • Sobre China, Bessent disse que EUA e China “sempre serão rivais”, mas que os dois países concordaram em cooperar pela paz na Ucrânia; ele citou possível agenda de quatro encontros entre Trump e Xi em 2026 e confirmou que a posição americana sobre Taiwan não mudou

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, disse à CNBC nesta terça-feira (25) que o presidente Donald Trump pode anunciar, antes do Natal, quem será o novo presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central do país), sucessor de Jerome Powell. Segundo ele, há cinco fortes candidatos para o cargo, e a última entrevista do segundo turno acontecerá nesta terça-feira.

Bessent defendeu que é hora de o BC americano passar a ter um “papel secundário”, sendo responsável apenas por estabelecer a política monetária do país e trabalhar pelos americanos.

Em relação ao atual nível dos juros, o secretário avaliou que os diretores do Fed parecem estar inclinados a reduzir as taxas de juros na reunião de dezembro e reiterou que o shutdown reduziu o Produto Interno Bruto (PIB) do país em 1,5%, o que representou um impacto de pelo menos US$ 11 bilhões.

Leia mais:
Xi Jinping e Takaichi conversam com Trump em meio a tensões China-Japão sobre Taiwan
Tarifinha: real pode se valorizar após recuo de Trump, dizem analistas

Rivalidade com a China

O secretário disse que os EUA e a China “sempre serão rivais”, o que, na avaliação dele, “é natural”. No entanto, o representante americano afirmou que os dois países concordaram em trabalhar juntos pela paz em meio à guerra na Ucrânia e que podem trabalhar juntos em outras questões, sem fornecer maiores detalhes.

“O presidente dos EUA, Donald Trump, que realizou a ligação para o presidente chinês, Xi Jinping, 30 dias após o encontro na Coreia do Sul”, mencionou. “A relação com a China está em um bom lugar, mas a posição dos EUA sobre Taiwan não mudou”, acrescentou.

Leia mais:
Trump cria ‘Missão Gênesis’ para acelerar mobilização de recursos científicos e IA
Brasil desafiou Trump e venceu, diz análise do The New York Times

Segundo Bessent, os chineses estão “dentro do cronograma” para as compras de soja. Ainda sobre a relação entre as duas principais potências econômicas, ele afirmou que podem ocorrer quatro reuniões entre Trump e Xi no próximo ano e que o republicano pode comparecer à Cúpula da Apec em Shenzhen em novembro de 2026.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo

;