CNBC

CNBCRepresentante de Trump desmente Casa Branca e muda prazo para compra de soja pela China

Mundo

Trump diz que Europa ‘não está lidando bem’ com a guerra na Ucrânia

Publicado 09/12/2025 • 10:01 | Atualizado há 14 horas

KEY POINTS

  • O presidente Donald Trump criticou a condução europeia do conflito na Ucrânia, afirmando que o país "perdeu muita terra, e terra muito boa" para a Rússia.
  • Trump sugeriu que a Ucrânia realize eleições, declarando que "chegou a hora" e que o país "não é mais uma democracia".
  • O presidente reiterou ameaças ao regime de Nicolás Maduro na Venezuela, dizendo que "os dias dele estão contados" e acusando o líder de enviar "milhões de pessoas" para os EUA.
US President Donald Trump points as he speaks after signing an executive order restarting the Presidential Fitness Test in public schools in the Roosevelt Room of the White House in Washington, DC, on July 31, 2025. (Photo by Jim WATSON / AFP)

Jim Watson / AFP

Trump pressiona Otan e Europa a cortar importações de petróleo russo em meio à guerra na Ucrânia.

Falando sobre a guerra na Ucrânia, o presidente dos EUA, Donald Trump, voltou a criticar a condução europeia do conflito, declarando que “é um grande problema para a Europa. E eles não estão lidando bem”. Ele afirmou também que o presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, “ainda não leu” a proposta de paz apresentada por sua equipe, embora, segundo ele, os assessores de Kiev “tenham gostado muito” do texto. As declarações foram dadas em entrevista ao Politico.

Questionado se a Ucrânia deveria realizar eleições, respondeu: “sim, acho que chegou a hora”, dizendo que o país “fala sobre democracia, mas chega a um ponto em que não é mais uma democracia”.

Saiba mais:

Trump vai anunciar pacote bilionário para agricultores afetados pela guerra comercial; veja valor

Netflix–Warner: problema de concentração será analisado pelo governo, diz Trump

Trump reforçou ainda sua visão de que a Ucrânia está perdendo terreno: “Você certamente não diria que é uma vitória” sobre a Rússia, afirmou, destacando que o país “perdeu muita terra, e terra muito boa”. Ao comentar a estratégia da Casa Branca, o presidente voltou a dizer que este “não é o meu conflito, é o conflito de Joe Biden”, mas que busca evitar mais mortes.

Venezuela

O presidente também reiterou ameaças ao regime de Nicolás Maduro, declarando que “os dias dele estão contados” e acusando o líder venezuelano de enviar “milhões de pessoas, muitas vindas de prisões” para os Estados Unidos. Pressionado sobre a possibilidade de uma intervenção militar, limitou-se a dizer que “não falaria sobre estratégia militar”.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;