Trump e Zelensky se encontram brevemente durante funeral do Papa Francisco
Publicado 26/04/2025 • 06:44 | Atualizado há 3 horas
Colegas de Yale alertam o Secretário do Tesouro de Trump que ele corre o risco de permitir uma descida ‘ao fascismo’
CEO Mercado Livre diz que a guerra comercial EUA-China é uma grande oportunidade para a América Latina
Compre agora, abasteça ou adie: o que os americanos estão aproveitando ou evitando devido às tarifas?
Tarifas de Trump prejudicarão mais americanos de baixa renda do que ricos, diz estudo
Luigi Mangione se declara inocente em tribunal federal pelo assassinato do CEO da UnitedHealthcare
Publicado 26/04/2025 • 06:44 | Atualizado há 3 horas
KEY POINTS
Donald Trump e Volodymyr Zelensky se encontraram brevemente neste sábado (26), durante o funeral do Papa Francisco na Basílica de São Pedro, em Roma. Foi o primeiro encontro entre os dois desde o tenso episódio na Casa Branca, em fevereiro, e acontece em meio à pressão de Trump para que o líder ucraniano aceite um acordo de paz com a Rússia.
A reunião, confirmada por assessores de ambos os lados, ocorreu rapidamente antes do início da cerimônia. O porta-voz da presidência ucraniana, Serhii Nykyforov, disse apenas: “A reunião ocorreu e já terminou”, sem dar mais detalhes.
Leia também:
Funeral do Papa Francisco reúne mais de 50 líderes mundiais; acompanhe ao vivo
Zelensky não pede desculpas por desentendimento com Trump na Casa Branca
Trump pede a Putin para ‘PARAR!’ ataques russos em Kiev
Já o diretor de comunicações da Casa Branca, Steven Cheung, classificou o encontro como “muito produtivo” e prometeu divulgar mais informações em breve.
Apesar de Trump e Zelensky estarem acompanhados de suas esposas e sentados na primeira fila da cerimônia, os dois ficaram separados por quase uma dúzia de líderes. Zelensky chegou a olhar na direção de Trump, mas não houve interações públicas.
Até então, a possibilidade de uma reunião era tratada com cautela. Trump havia dito que era “possível” que os dois se encontrassem.
O encontro chama atenção em um momento de alta tensão entre os dois líderes. Trump e o vice-presidente JD Vance repreenderam Zelensky em fevereiro, no Salão Oval, chamando-o de ingrato pela ajuda militar bilionária fornecida pelos EUA desde a invasão russa em 2022.
Recentemente, Trump passou a responsabilizar Zelensky pela continuidade da guerra, ao mesmo tempo em que pede publicamente que Vladimir Putin interrompa os ataques. Ele também pressiona para que o ucraniano aceite concessões, como reconhecer que a Crimeia (anexada pela Rússia em 2014) permaneça sob controle russo.
Na sexta-feira (25), ao chegar a Roma, Trump afirmou em sua plataforma Truth Social que Rússia e Ucrânia estão “muito próximas de um acordo” e sugeriu que líderes de alto escalão se reunissem para “finalizar” as negociações.
Do lado russo, Putin discutiu a “possibilidade” de negociações diretas com a Ucrânia em encontro com o enviado dos EUA, Steve Witkoff. No entanto, Zelensky rejeitou qualquer sugestão de ceder a Crimeia.
Enquanto isso, Trump demonstrou crescente frustração. Na semana passada, ameaçou abandonar os esforços de mediação se não visse avanços rumo a um cessar-fogo. Apesar de ter prometido encerrar a guerra em “24 horas” se eleito presidente, Trump admitiu em entrevista à Time que falou “de brincadeira”.
Essa viagem marca a primeira visita internacional de Trump em seu segundo mandato. Ele participou de um encontro diplomático com cerca de 50 chefes de Estado, incluindo 10 monarcas e o príncipe William.
Trump, que já causou atritos com aliados europeus ao impor tarifas comerciais, apertou a mão de líderes como Ursula von der Leyen, da União Europeia, e Emmanuel Macron, da França. No entanto, não se encontrou com seu antecessor, Joe Biden, que assistiu à cerimônia cinco fileiras atrás, acompanhado da primeira-dama Jill Biden.
O ex-presidente norte-americano e sua esposa, Melania, foram vistos parando em frente ao caixão fechado de Francisco e sentaram-se entre os líderes na primeira fila. Trump vestia terno azul-escuro e gravata, enquanto Melania usava um véu preto, conforme o protocolo.
Trump havia dito que, mesmo se ocorresse, qualquer reunião seria breve: “Francamente, é um pouco desrespeitoso ter reuniões durante o funeral do papa.” Ele deve retornar aos Estados Unidos ainda neste sábado, após poucas horas em Roma.
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Último adeus ao Papa Francisco reúne dezenas de autoridades e líderes mundiais; saiba como foi
Trump e Zelensky se encontram brevemente durante funeral do Papa Francisco
Último adeus ao Papa Francisco: cortejo de despedida percorre ruas de Roma
Funeral do Papa Francisco: quem vai comparecer?
Papa Francisco é o primeiro pontífice a ser sepultado fora do Vaticano em mais de 100 anos