Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Trump e Zelensky se encontram brevemente durante funeral do Papa Francisco
Publicado 26/04/2025 • 06:44 | Atualizado há 8 meses
Com troféus, ativações e um Cadillac gigante, por que a LEGO está dobrando a aposta na Fórmula 1
CEO do LinkedIn critica conselho clássico de carreira: “é ultrapassado e pouco realista”
Xbox perde corrida dos consoles e aposta em virada nos games da Microsoft
Por que o chocolate do seu doce de fim de ano pode ser “falso”
Novo filme do Avatar decepciona e estreia com bilheteria abaixo do esperado
Publicado 26/04/2025 • 06:44 | Atualizado há 8 meses
KEY POINTS
Donald Trump e Volodymyr Zelensky se encontraram brevemente neste sábado (26), durante o funeral do Papa Francisco na Basílica de São Pedro, em Roma. Foi o primeiro encontro entre os dois desde o tenso episódio na Casa Branca, em fevereiro, e acontece em meio à pressão de Trump para que o líder ucraniano aceite um acordo de paz com a Rússia.

A reunião, confirmada por assessores de ambos os lados, ocorreu rapidamente antes do início da cerimônia. O porta-voz da presidência ucraniana, Serhii Nykyforov, disse apenas: “A reunião ocorreu e já terminou”, sem dar mais detalhes.
Leia também:
Funeral do Papa Francisco reúne mais de 50 líderes mundiais; acompanhe ao vivo
Zelensky não pede desculpas por desentendimento com Trump na Casa Branca
Trump pede a Putin para ‘PARAR!’ ataques russos em Kiev
Já o diretor de comunicações da Casa Branca, Steven Cheung, classificou o encontro como “muito produtivo” e prometeu divulgar mais informações em breve.
Apesar de Trump e Zelensky estarem acompanhados de suas esposas e sentados na primeira fila da cerimônia, os dois ficaram separados por quase uma dúzia de líderes. Zelensky chegou a olhar na direção de Trump, mas não houve interações públicas.
Até então, a possibilidade de uma reunião era tratada com cautela. Trump havia dito que era “possível” que os dois se encontrassem.
O encontro chama atenção em um momento de alta tensão entre os dois líderes. Trump e o vice-presidente JD Vance repreenderam Zelensky em fevereiro, no Salão Oval, chamando-o de ingrato pela ajuda militar bilionária fornecida pelos EUA desde a invasão russa em 2022.
Recentemente, Trump passou a responsabilizar Zelensky pela continuidade da guerra, ao mesmo tempo em que pede publicamente que Vladimir Putin interrompa os ataques. Ele também pressiona para que o ucraniano aceite concessões, como reconhecer que a Crimeia (anexada pela Rússia em 2014) permaneça sob controle russo.
Na sexta-feira (25), ao chegar a Roma, Trump afirmou em sua plataforma Truth Social que Rússia e Ucrânia estão “muito próximas de um acordo” e sugeriu que líderes de alto escalão se reunissem para “finalizar” as negociações.
Do lado russo, Putin discutiu a “possibilidade” de negociações diretas com a Ucrânia em encontro com o enviado dos EUA, Steve Witkoff. No entanto, Zelensky rejeitou qualquer sugestão de ceder a Crimeia.
Enquanto isso, Trump demonstrou crescente frustração. Na semana passada, ameaçou abandonar os esforços de mediação se não visse avanços rumo a um cessar-fogo. Apesar de ter prometido encerrar a guerra em “24 horas” se eleito presidente, Trump admitiu em entrevista à Time que falou “de brincadeira”.
Essa viagem marca a primeira visita internacional de Trump em seu segundo mandato. Ele participou de um encontro diplomático com cerca de 50 chefes de Estado, incluindo 10 monarcas e o príncipe William.
Trump, que já causou atritos com aliados europeus ao impor tarifas comerciais, apertou a mão de líderes como Ursula von der Leyen, da União Europeia, e Emmanuel Macron, da França. No entanto, não se encontrou com seu antecessor, Joe Biden, que assistiu à cerimônia cinco fileiras atrás, acompanhado da primeira-dama Jill Biden.
O ex-presidente norte-americano e sua esposa, Melania, foram vistos parando em frente ao caixão fechado de Francisco e sentaram-se entre os líderes na primeira fila. Trump vestia terno azul-escuro e gravata, enquanto Melania usava um véu preto, conforme o protocolo.
Trump havia dito que, mesmo se ocorresse, qualquer reunião seria breve: “Francamente, é um pouco desrespeitoso ter reuniões durante o funeral do papa.” Ele deve retornar aos Estados Unidos ainda neste sábado, após poucas horas em Roma.
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Casquinha e sundaes do McDonald’s são sorvetes? Tribunal toma decisão e fast-food escapa de multa milionária
2
Ações da dona da Havaianas em queda após campanha polêmica
3
Greve dos Correios é confirmada em 9 estados; veja onde há paralisação
4
Por que a Warner Bros. considera a Netflix mais estratégica que a Paramount para uma fusão
5
Mega da Virada: quanto custa apostar e concorrer ao prêmio?