CNBC

CNBCCobertura na torre do relógio em Nova York está a venda; saiba o valor

Mundo

Trump diz para companhias aéreas tratarem o espaço aéreo da Venezuela como ‘fechado’

Publicado 29/11/2025 • 10:35 | Atualizado há 13 minutos

KEY POINTS

  • A mensagem não traz explicações sobre eventuais medidas oficiais adotadas pelo governo americano nem menciona orientações de agências de segurança ou autoridades aeronáuticas.
  • A comunicação ocorre em meio a um cenário de tensões políticas entre Washington e Caracas, marcado por sanções econômicas, disputas diplomáticas e alertas sobre segurança regional.
espaço aéreo

Reprodução/X

Trump afirmou no Truth Social que o espaço aéreo da Venezuela deve ser tratado como fechado

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou uma mensagem no Truth Social afirmando que o espaço aéreo sobre e ao redor da Venezuela deve ser considerado “totalmente fechado” por companhias aéreas, pilotos e demais operadores.

Na publicação, ele escreveu: “Para todas as companhias aéreas, pilotos, traficantes de drogas e traficantes de pessoas, considerem o espaço aéreo sobre e ao redor da Venezuela como totalmente fechado. Obrigado pela atenção a este assunto! PRESIDENTE DONALD J. TRUMP.”

A mensagem não traz explicações sobre eventuais medidas oficiais adotadas pelo governo americano nem menciona orientações de agências de segurança ou autoridades aeronáuticas. A comunicação ocorre em meio a um cenário de tensões políticas entre Washington e Caracas, marcado por sanções econômicas, disputas diplomáticas e alertas sobre segurança regional.

Trump afirmou no Truth Social que o espaço aéreo da Venezuela deve ser tratado como fechado

Trump e o espaço aéreo na Venezuela

A postagem de Trump provocou repercussão imediata, especialmente entre empresas aéreas que operam rotas no Caribe e no norte da América do Sul. Não houve, até o momento, confirmação de que a mensagem esteja vinculada a protocolos formais ou decisões operacionais do governo dos Estados Unidos. A Casa Branca não havia comentado o teor da publicação até a última atualização desta matéria.

Trump comenta eleições em Honduras

Em outro post, Trump afirmou que a democracia estará “em julgamento” nas eleições de Honduras, marcadas para 30 de novembro. Ele declarou apoio ao candidato do Partido Nacional, Tito Asfura, destacando sua atuação como prefeito de Tegucigalpa. Ao mesmo tempo, criticou as candidaturas de Rixi Moncada e Salvador Nasralla, citando alinhamentos políticos e influência de governos da região.

Leia também:
Cerca de cem Airbus A320 ficarão fora de operação por tempo prolongado
BRB quer atuar como assistente de acusação no caso Master

Trump escreveu que “o povo de Honduras não pode ser enganado novamente” e que espera a vitória de Asfura nas eleições. As autoridades hondurenhas não haviam respondido às declarações até a última atualização desta reportagem.

Telefonema para Maduro

Segundo o jornal The New York Times, o presidente Donald Trump conversou por telefone com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, no último fim de semana. A Casa Branca não comentou o conteúdo da ligação, e o governo venezuelano também não havia divulgado detalhes até a última atualização desta reportagem.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;