Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Trump está perdendo a confiança de líderes empresariais, diz bilionário Bill Ackman
Publicado 07/04/2025 • 08:14 | Atualizado há 7 meses
HBO Max anuncia reajuste de preços nos EUA em todos os planos a partir desta terça-feira
Trump quer R$ 1,23 bilhão do Departamento de Justiça dos EUA por investigá-lo
Lucro da Coca-Cola sobe 30% no 3º trimestre, mas CEO alerta para desaceleração nos mercados emergentes
Campanha ‘Take Back Tesla’ pede que acionistas rejeitem plano bilionário de remuneração para Musk
Mercado de IA atrai trilhões de dólares e divide investidores entre euforia e temor de bolha
Publicado 07/04/2025 • 08:14 | Atualizado há 7 meses
KEY POINTS
REUTERS/Mike Blake
O bilionário e investidor Bill Ackman afirmou que os Estados Unidos estão caminhando para um “inverno nuclear econômico” autoinfligido como resultado da política tarifária implementada pelo presidente Donald Trump.
“Ao impor tarifas massivas e desproporcionais a nossos aliados e inimigos ao mesmo tempo, iniciando assim uma guerra econômica global contra o mundo inteiro, estamos destruindo a confiança em nosso país como parceiro comercial”, escreveu Ackman, que havia declarado apoio a Trump durante as eleições, na rede social X.
As tarifas mais recentes de Trump, assinadas na quarta-feira, estabelecem uma taxa-base de 10% sobre todas as importações, afetando mais de 180 países e provocando fortes reações nos mercados globais.
A China é o país mais atingido, com tarifas que somam 54% desde janeiro, impostas pelo governo Trump. Em resposta, Pequim impôs tarifas de 34% sobre todos os produtos importados dos EUA.
As ações americanas encerraram uma semana difícil para os investidores na última sexta-feira, com queda de 9,08%, segundo dados da FactSet, à medida que as medidas de Trump aumentam o temor de uma desaceleração econômica global. Na semana passada, o J.P. Morgan elevou de 40% para 60% a probabilidade de recessão nos EUA e no mundo até o fim do ano.
“Negócios se baseiam em confiança. E o presidente está perdendo a confiança de líderes empresariais ao redor do mundo”, disse Ackman.
“As consequências para o nosso país e para os milhões de cidadãos que apoiaram o presidente — especialmente os consumidores de baixa renda, que já enfrentam grande estresse econômico — serão extremamente negativas. Não foi para isso que votamos”, afirmou o gestor de fundos.
Trump ainda tem a oportunidade de suspender temporariamente as medidas, permitindo negociações para resolver acordos tarifários considerados “injustos”.
“Caso contrário, estamos rumando para um inverno nuclear econômico autoinfligido, e é melhor começarmos a nos preparar”, disse.
Em outra publicação, Ackman também criticou o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick. “Ele lucra quando a nossa economia entra em colapso. É uma péssima ideia escolher como secretário de Comércio alguém cuja empresa está fortemente alavancada em renda fixa”, afirmou Ackman, classificando a situação como um “conflito de interesse irreconciliável”.
No domingo, Lutnick afirmou à CBS que o governo Trump continuará firme na política de tarifas recíprocas contra parceiros comerciais estratégicos, mesmo diante de uma queda generalizada nas bolsas globais.
O Departamento de Comércio dos EUA não respondeu imediatamente ao pedido de comentário feito pela CNBC.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Crise dos chips: setor automotivo busca governo por risco de paralisação de montadoras em todo o país
PF faz operação contra fraudes de financiamentos bancários em cooperativa de crédito
Justiça limita venda de bens de diretor de finanças da Ambipar
Grupo Dia enfrenta fragilidade financeira com prejuízos recorrentes, queima de caixa e alta exposição a ativos de risco
Casas Bahia firma parceria com Mercado Livre para ampliar alcance no e-commerce