CNBC

CNBCIA de Elon Musk entra na mira da Justiça dos EUA; entenda

Mundo

Trump fala com Delcy Rodríguez e abre caminho para reaproximação EUA–Venezuela e acordos energéticos

Publicado 15/01/2026 • 10:05 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • Telefonema entre Trump e Delcy Rodríguez sinaliza retomada do diálogo EUA–Venezuela após a queda de Maduro.
  • Conversas ocorrem em paralelo a negociações para acordos energéticos, com potencial impacto nos mercados de petróleo.
  • Liberação de presos políticos e cidadãos americanos reforça tentativa de estabilização interna e externa do novo governo venezuelano.

Divulgação/Prensa Presidencial Venezuelana

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (14) que conversou por telefone com a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, no primeiro contato público entre os dois governos desde a deposição forçada de Nicolás Maduro após uma operação militar americana no início do mês.

O telefonema é visto como um ponto de inflexão nas relações bilaterais, em um momento em que Washington e Caracas iniciam movimentos para retomar laços diplomáticos e avançar em acordos no setor de energia, área estratégica para ambos os países.

“Tivemos uma longa ligação, discutimos muitas coisas”, disse Trump a jornalistas, ao afirmar que a situação com a Venezuela “vai muito bem”. O presidente americano descreveu Delcy Rodríguez como “uma pessoa formidável” e afirmou que o diálogo tem sido “produtivo”.

Leia também: Genial/Quaest: brasileiros aprovam operação dos EUA na Venezuela, porém temem riscos futuros

Delcy Rodríguez relata diálogo produtivo

Em comunicado divulgado no Telegram, Delcy classificou a conversa como “produtiva e cortês”, realizada em um ambiente de respeito mútuo, e disse que foram discutidos temas pendentes da relação bilateral e uma agenda de cooperação em benefício dos dois países.

O diálogo ocorre em meio a uma nova rodada de libertação de presos políticos, iniciada na semana passada, incluindo jornalistas, ativistas e cidadãos americanos. Segundo organizações de direitos humanos, o processo avança de forma gradual, mas já é acompanhado de perto por governos estrangeiros.

Delcy Rodríguez assumiu o poder após a captura de Maduro e de sua esposa, Cilia Flores, em 3 de janeiro. Apesar de ter classificado a operação como um “sequestro” na ocasião, a presidente interina evitou retomar o tema ao comentar o telefonema com Trump.

Leia também: Trump sinaliza trégua no Irã, elogia nova líder da Venezuela e faz ofensiva contra “cidades-santuário”

No cenário regional, a movimentação diplomática também repercute entre aliados. Após conversa telefônica nesta quarta-feira (14), o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, manifestaram preocupação com a situação venezuelana e defenderam que a América do Sul e o Caribe permaneçam como zonas de paz.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;