CNBC

CNBC Trump falará com Putin após EUA suspenderem envios de armas para a Ucrânia

Mundo

Trump falará com Putin após EUA suspenderem envios de armas para a Ucrânia

Publicado 03/07/2025 • 13:34 | Atualizado há 5 horas

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • O presidente Donald Trump disse que falará com o presidente russo, Vladimir Putin, na quinta-feira, às 10h (horário do leste dos EUA).
  • O apelo ocorre dois dias após os EUA anunciarem que suspenderiam alguns envios de mísseis e munições para a Ucrânia, que continua a combater as forças russas invasoras.
  • O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, disse que Washington e Kiev estão “esclarecendo todos os detalhes do apoio à defesa, incluindo a defesa aérea”.

FILE PHOTO: U.S. President Donald Trump and Russian President Vladimir Putin hold a bilateral meeting at the G20 leaders summit in Osaka, Japan June 28, 2019.

O presidente Donald Trump disse que falará com o presidente russo, Vladimir Putin, na quinta-feira, às 10h (horário do leste dos EUA).

O apelo, anunciado por Trump em uma publicação no Truth Social, ocorre dois dias após os EUA terem dito que suspenderiam alguns envios de mísseis e munições para a Ucrânia, que continua a lutar contra as forças russas invasoras.

O secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, ordenou a pausa semanas após ordenar uma revisão do estoque de munições dos EUA, disseram fontes à NBC News.

A porta-voz da Casa Branca, Anna Kelly, disse à NBC que a “decisão foi tomada para colocar os interesses da América em primeiro lugar” após a revisão do Pentágono sobre o apoio militar dos EUA a outros países.

“A força das Forças Armadas dos Estados Unidos permanece inquestionável — basta perguntar ao Irã”, disse Kelly.

A decisão alimentou ainda mais as preocupações daqueles céticos quanto ao comprometimento de Trump em fornecer assistência dos EUA à Ucrânia no quarto ano de guerra com a Rússia.

“A Ucrânia nunca pediu aos Estados Unidos que enviassem a 82ª Divisão Aerotransportada; eles pediram armas para defender sua pátria e seu povo dos ataques russos”, disse Mike Pompeo, que atuou como secretário de Estado durante o primeiro mandato presidencial de Trump, em uma postagem no X na quarta-feira.

“Deixar a Rússia vencer esta guerra seria um desastre absoluto para o povo americano e nossa segurança em todo o mundo”, escreveu Pompeo.

Na quarta-feira, o porta-voz do Pentágono, Sean Parnell, disse que o departamento “continua a fornecer ao presidente opções robustas em relação à ajuda militar à Ucrânia, consistentes com seu objetivo de pôr fim a esta guerra trágica”.

Ao mesmo tempo, ele disse, o Pentágono está “examinando e adaptando rigorosamente sua abordagem para atingir esse objetivo, ao mesmo tempo, em que preserva a prontidão militar dos EUA e as prioridades de defesa que apoiam a agenda da América em primeiro lugar do presidente”, disse Parnell.

“Essa revisão de capacidade, e é exatamente isso que ela é, daqui para frente, vemos como um passo pragmático de senso comum em direção a uma estrutura para avaliar quais munições são enviadas e para onde”, disse ele.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, disse na quarta-feira que Washington e Kiev estão “esclarecendo todos os detalhes do apoio à defesa, incluindo a defesa aérea”.

“De uma forma ou de outra, devemos garantir a proteção do nosso povo”, disse Zelensky.

A pausa ocorre em um momento em que a Rússia intensifica seus ataques por toda a Ucrânia. O ministro das Relações Exteriores de Kiev, Andrii Sybiha, afirmou que a Rússia lançou mais de 5.000 drones de combate e centenas de mísseis, incluindo quase 80 mísseis balísticos, somente em junho.

O Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia disse ter enfatizado a uma autoridade dos EUA na quarta-feira que “qualquer atraso ou desaceleração no apoio às capacidades defensivas da Ucrânia apenas encorajaria o agressor a continuar a guerra e o terror, em vez de buscar a paz”.

Esta é uma notícia de última hora. Atualize para ver as atualizações.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo