Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Trump vai mudar o nome do Pentágono: ‘Departamento de Guerra soa melhor’; decisão custará centenas de milhões de dólares
Publicado 04/09/2025 • 21:55 | Atualizado há 2 meses
HBO Max anuncia reajuste de preços em todos os planos a partir desta terça-feira
Trump quer R$ 1,23 bilhão do Departamento de Justiça dos EUA por investigá-lo
Lucro da Coca-Cola sobe 30% no 3º trimestre, mas CEO alerta para desaceleração nos mercados emergentes
Campanha ‘Take Back Tesla’ pede que acionistas rejeitem plano bilionário de remuneração para Musk
Mercado de IA atrai trilhões de dólares e divide investidores entre euforia e temor de bolha
Publicado 04/09/2025 • 21:55 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (5) que vai assinar uma ordem executiva para mudar o nome do Departamento de Defesa para “Departamento de Guerra”, retomando a nomenclatura usada oficialmente até 1949.
Segundo a Casa Branca, a decisão busca reforçar a percepção de poder e prontidão militar do país, alinhando a nomenclatura com uma postura mais assertiva diante de ameaças externas. Trump já havia criticado diversas vezes o nome atual, afirmando que “paramos de ganhar guerras com o Department of Defense — ganhávamos com o Department of War”.
Pelo plano, a mudança passará a ser aplicada de forma cerimonial e comunicacional, ainda que a alteração legal dependa de aprovação do Congresso, responsável por legislar sobre departamentos federais. O governo prevê que títulos como “Secretary of War” substituam gradualmente o de Secretário de Defesa em discursos e cerimônias. O Pentágono também deve ajustar nomenclaturas, como a sala de imprensa, que será rebatizada de “Pentagon War Annex”.
O secretário de Defesa, Pete Hegseth, aliado de Trump, já recebeu aval para usar o novo título em certos contextos oficiais, enquanto prepara o envio de propostas legislativas para consolidar a alteração.
Leia também:
Ordem de Trump aumenta impactos da Lei Magnitsky sobre bancos brasileiros

O Departamento de Guerra foi criado em 1789 e existiu até o fim da Segunda Guerra Mundial, quando foi substituído pelo atual Departamento de Defesa no processo de reorganização das Forças Armadas.
Especialistas em políticas públicas e militares alertam, no entanto, que a mudança pode gerar confusão institucional, já que tratados internacionais e legislações ainda reconhecem oficialmente a nomenclatura “Defesa”. O uso do termo “Departamento de Guerra”, sem base legal definitiva, pode enfrentar resistências diplomáticas e jurídicas.
A decisão custará aos cofres públicos centenas de milhões de dólares para que todo o material oficial do departamento seja atualizado, avaliam especialistas.
Para analistas, a medida também reflete a estratégia de Trump de adotar uma doutrina de “paz por meio da força”, buscando transmitir uma postura mais combativa das Forças Armadas. O gesto tem forte valor simbólico e político, mas ainda depende de trâmites formais para se tornar permanente.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Ambipar acusa ex-diretor financeiro de instaurar crise que levou ao pedido de recuperação e fala em ‘bullying empresarial’
2
Apesar de crise, Ambipar mantém contrato com grandes empresas e vai atuar com a Petrobras na Margem Equatorial do Amazonas
3
Os danos do tarifaço aos exportadores: Nordeste cai mais em volume vendido e Sul tem perda maior em dólares, diz FGV
4
Santander, Travelex e Genial: investigação de esquema de evasão de divisas ocorreu em paralelo à mudança na lei de câmbio
5
Carteira de pedidos da Embraer aumenta 38% em um ano e atinge marca histórica