Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Trump pode igualar tarifas da UE sobre China e Índia para pressionar Putin, diz autoridade dos EUA
Publicado 10/09/2025 • 10:31 | Atualizado há 2 meses
Aos 19 anos, novato da NBA começa a investir pensando na aposentadoria
American Airlines chega atrasada ao ‘boom’ das viagens de luxo. Será que ainda dá tempo de alcançar as rivais?
Duas amigas perderam os empregos dos sonhos depois de décadas — e agora dão conselhos para superar uma demissão
Cofundador da Meta diz que ser CEO por 13 anos foi exaustivo: ‘Eu coloco uma máscara dia após dia’
Paralisação do governo americano reduz financiamento de organizações sem fins lucrativos
Publicado 10/09/2025 • 10:31 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Foto oficial da Casa Branca por Daniel Torok
O presidente Donald Trump sedia uma reunião multilateral com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e líderes europeus, na segunda-feira, 18 de agosto de 2025, no Salão Leste da Casa Branca.
Os Estados Unidos estão prontos para ampliar as tarifas contra compradores de petróleo russo para atingir a receita que Moscou precisa para financiar a guerra na Ucrânia, disse uma autoridade americana à AFP nesta terça-feira (10).
Durante uma ligação para conversas entre representantes dos Estados Unidos e da União Europeia, o presidente Donald Trump levantou a possibilidade de impor tarifas entre 50% e 100% sobre compradores de petróleo como China e Índia, contou a fonte, que não estava autorizada a falar publicamente sobre esses detalhes.
As negociações acontecem enquanto o enviado de sanções da UE, David O’Sullivan, que lidera os esforços do bloco para evitar que Moscou drible as sanções, comanda uma delegação em Washington para reuniões na última segunda-feira (9) e terça-feira (10).
Segundo a autoridade americana, Trump participou das discussões nesta terça-feira (10) ao lado do primeiro-ministro da Ucrânia.
“A fonte do dinheiro para a máquina de guerra russa são as compras de petróleo feitas por China e Índia”, acrescentou o representante dos EUA. “Se você não ataca a origem desses recursos, não tem como parar a máquina de guerra.”
Também participaram das conversas o secretário do Tesouro, Scott Bessent, e representantes do Escritório do Representante de Comércio dos EUA e do Departamento de Estado.
No entanto, o funcionário do governo enfatizou que, embora Trump esteja “pronto para agir”, ele acredita que “a UE precisa estar junto com a gente”.
Leia também: Suprema Corte julgará caso de tarifas de Trump em rito acelerado
Trump se encontra com CEO da Rolex mesmo com tarifa de 39% sobre as importações de relógios suíços
Outro representante dos Estados Unidos mencionou um projeto de lei, que já tem apoio de 85 senadores, autorizando Trump a impor tarifas secundárias a países que negociam com a Rússia — mas questionou se o Parlamento Europeu “tem vontade política” para aumentar a pressão econômica por meio dessas tarifas.
Além das possíveis tarifas, que são a opção preferida de Trump, as autoridades também discutiram a questão dos ativos soberanos russos que estão congelados.
No domingo (8), Trump já havia ameaçado impor novas sanções à Rússia, depois que o Kremlin lançou seu maior ataque aéreo contra a Ucrânia até hoje.
Ele também ameaçou punir países que compram petróleo russo, tentando cortar uma das principais fontes de renda do presidente russo Vladimir Putin para a guerra. Até agora, porém, só aplicou as chamadas sanções secundárias contra a Índia.
“Queremos levar isso a sério. Queremos acabar logo com essa guerra, por isso estamos incentivando fortemente nossos amigos europeus a se mexerem”, disse a autoridade dos EUA.
A União Europeia está preparando mais uma rodada de sanções contra a Rússia, a 19ª desde que Moscou invadiu a Ucrânia em 2022. O bloco afirma que essas medidas devem incluir mais sanções secundárias, mirando países que ajudam Moscou a escapar das punições.
A Alemanha e a França estão pressionando para que a gigante russa Lukoil seja alvo das novas sanções da UE, segundo diplomatas ouvidos na última segunda-feira (9).
Após a reunião, Scott Bessent escreveu na rede social X que “todas as opções continuam em aberto” como parte da estratégia de Trump para apoiar as negociações de paz entre Moscou e Kiev.
O Departamento do Tesouro não se pronunciou imediatamente sobre as conversas desta terça-feira (10).
—
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Beto Carrero World supera a Disney e é eleito o segundo melhor parque do mundo
2
Nike anuncia tênis com motor para aumentar desempenho em corridas leves e caminhadas
3
Cade multa CSN em R$ 128 milhões por descumprimento de termo ligado à Usiminas
4
Como bolsa, dólar e juros devem reagir à reunião de Lula e Trump
5
Argentina encerra votação legislativa; pleito é teste político para Javier Milei após meses de turbulência