Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Ucrânia ataca base aérea na Rússia em meio à maior ofensiva aérea de Moscou
Publicado 05/07/2025 • 09:26 | Atualizado há 7 horas
Pesquisador da felicidade compartilha sua ‘regra dos 90 segundos’ para viver uma vida melhor e mais plena
Apple conquista grande vitória com ‘F1’, mas IA ainda é um problema em Cupertino
Musk apoia as críticas do senador Paul ao megaprojeto de lei de Trump no primeiro comentário desde sua aprovação
Prazo das tarifas de Trump está se aproximando para a Europa
CEO da OpenAI diz estar “politicamente sem teto” e critica Democratas
Publicado 05/07/2025 • 09:26 | Atualizado há 7 horas
KEY POINTS
Carros e edificações ficaram completamente danificados após ataques de drones e mísseis russos, na cidade de Kiev, na Ucrânia, nesta sexta-feira, 4 de julho de 2025.
EFREM LUKATSKY/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO.
A Ucrânia afirmou neste sábado (5), ter atingido uma base aérea na região de Voronezh, na Rússia. Segundo o Estado-Maior das Forças Armadas ucranianas, a base de Borisoglebsk foi alvo de um ataque que teria destruído armamentos e ao menos uma aeronave.
O contra-ataque ocorre enquanto Moscou lança a maior ofensiva aérea desde o início da invasão, com centenas de drones e mísseis disparados durante a noite.
Em uma publicação no Facebook, o Estado-Maior ucraniano disse que atingiu um depósito contendo bombas planadoras, uma aeronave de treinamento e “possivelmente outras aeronaves”, descrevendo a região como a “base” dos caças russos Su-34, Su-35S e Su-30SM. As autoridades russas ainda não se pronunciaram.
Os ataques a bases aéreas em território russo têm como objetivo enfraquecer a capacidade militar de Moscou e demonstrar que Kiev mantém poder de fogo para atingir alvos estratégicos de alto valor dentro da Rússia. No mês passado, a Ucrânia afirmou ter destruído mais de 40 aviões de guerra em um ataque surpresa com drones a aeródromos localizados no território russo.
A Rússia disparou 322 drones e chamarizes contra a Ucrânia durante a madrugada, segundo a força aérea ucraniana. Desses, 157 foram abatidos e 135 foram perdidos, provavelmente por terem sido bloqueados. De acordo com a força aérea, a região de Khmelnytskyi, no oeste da Ucrânia, foi o principal alvo do ataque. O governador Serhii Tyurin disse que não foram registrados danos, feridos ou mortes.
Leia também:
“Países não têm amigos, têm interesses”, diz economista sobre parcerias do Brasil com Rússia e China
Quais são as empresas que mais faturam com a indústria da guerra no mundo? Veja ranking
A Rússia vem intensificando seus ataques de longo alcance contra a Ucrânia. O país lançou seu maior ataque aéreo contra a Ucrânia desde o início da guerra durante a noite de quinta para sexta-feira (4). O prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, disse que o número de pessoas mortas no ataque havia aumentado para duas. Outras 26 pessoas ficaram feridas.
A nova onda de ataques ocorreu depois que o presidente ucraniano Volodmir Zelenski disse na sexta-feira que teve uma ligação telefônica “muito importante e produtiva” com o presidente dos EUA, Donald Trump.
Segundo Zelenski, os dois líderes discutiram como as defesas aéreas ucranianas podem ser reforçadas, a possível produção conjunta de armas entre os EUA e a Ucrânia e os esforços mais amplos liderados pelos EUA para acabar com a guerra com a Rússia.
Perguntado por repórteres na noite de sexta-feira (4), sobre a ligação, Trump disse: “Tivemos uma ligação muito boa, eu acho”.
Quando questionado sobre como encontrar uma maneira de acabar com a luta, Trump respondeu: “Eu não sei. Não posso lhe dizer se isso vai acontecer ou não”.
Os EUA interromperam algumas remessas de ajuda militar para a Ucrânia, incluindo mísseis de defesa aérea importantes. Os principais apoiadores europeus da Ucrânia estão avaliando como podem ajudar a suprir a falta de ajuda. Zelenski diz que estão em andamento planos para desenvolver a indústria doméstica de armas da Ucrânia, mas o aumento da escala levará tempo.
O Ministério da Defesa da Rússia disse que abateu 94 drones ucranianos durante a noite entre sexta e sábado, além de outros 12 na manhã de sábado. Não foram registradas vítimas.
—
📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Trump assina cartas tarifárias para 12 países
BC suspende três instituições do PIX suspeitas de terem recebido recursos desviados após ataque hacker
Presidente dos Correios entrega carta de demissão após prejuízo de R$ 2 bilhões
"Brics segue como fiador de um futuro promissor", diz Lula em fórum empresarial do Brics
BNDES: Fundo Clima já recebeu US$ 2 bi e em 2025 será colocado igual valor, diz Nelson Barbosa