CNBC
A Samsung havia anunciado um contrato que iniciava em julho de 2025, cujo seu término era dezembro de 2033.

CNBC Samsung apoia a startup sul-coreana de chips de IA Rebellions antes do IPO

Mundo

Ouro fecha em baixa, com acordo entre EUA e UE e pressionado por dólar fortalecido

Publicado 28/07/2025 • 17:08 | Atualizado há 20 horas

Estadão Conteúdo

KEY POINTS

  • O contrato mais líquido do ouro fechou em baixa nesta segunda-feira (28), seguindo o anúncio do acordo comercial entre Estados Unidos e União Europeia, que reduz as tarifas aos produtos europeus a 15%, contra os 30% impostos anteriormente.
  • Um dos desdobramentos foi uma valorização do dólar, o que torna o metal, cotado na divisa americana, mais caro para detentores de outras divisas, pressionando os preços.
  • Os mercados agora voltam a atenção para as negociações comerciais entre os EUA e a China, e quaisquer divergências podem reacender a demanda por ouro como porto seguro, acrescenta.
Barras de ouro.

Barras de ouro.

Pixabay

O contrato mais líquido do ouro fechou em baixa nesta segunda-feira (28), seguindo o anúncio do acordo comercial entre Estados Unidos e União Europeia, que reduz as tarifas aos produtos europeus a 15%, contra os 30% impostos anteriormente.

Um dos desdobramentos foi uma valorização do dólar, o que torna o metal, cotado na divisa americana, mais caro para detentores de outras divisas, pressionando os preços.

O ouro com vencimento em setembro encerrou em queda de 0,73%, a US$ 3.326,40 por onça-troy, na Comex, divisão de metais da bolsa de Nova York (Nymex).

A notícia criou em novo otimismo em relação a acordos comerciais, potencialmente mitigando os efeitos das tarifas, afirma Nikos Tzabouras, do Tradu.com. A melhora do sentimento de risco pode reduzir a demanda por ouro e pressionar ainda mais os preços para baixo, afirma Tzabouras.

Leia mais:

EUA: acordo com UE prevê investimentos bilionários até 2028 e compromisso contra taxas digitais

Trump volta a sugerir corte de juros pelo Fed e diz que ‘uma pessoa inteligente’ o faria

Dito isso, a falta de detalhes sobre o acordo até o momento gera incerteza e as tensões comerciais podem persistir antes do prazo final de reimplementação das tarifas, em 1º de agosto, mantendo o ouro em demanda parcial, escreve Tzabouras.

Os mercados agora voltam a atenção para as negociações comerciais entre os EUA e a China, e quaisquer divergências podem reacender a demanda por ouro como porto seguro, acrescenta.

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que representantes do país estão reunidos agora com os da China e destacou que o país “está fazendo acordos com todos, mas precisa ser bom para todo mundo”.

Trump também anunciou: “vamos estabelecer uma tarifa para o resto do mundo, e é isso que eles terão que pagar”. A tarifa-base, segundo ele, ficará na faixa de 15% a 20%.

Ainda sobre a China, o republicano declarou que “gostaria que os chineses abrissem o país” aos EUA, demonstrando o desejo por acesso ao mercado da nação asiática.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo