Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
“Vamos firmar o acordo com a União Europeia”, afirma Lula em discurso na França
Publicado 05/06/2025 • 08:53 | Atualizado há 4 meses
OpenAI inaugura primeiro data center do projeto Stargate no Texas em aposta bilionária na infraestrutura de IA
YouTube vai permitir que criadores banidos por desinformação sobre Covid-19 e eleições peçam para voltar para a plataforma
Powell diz que desaceleração no mercado de trabalho motivou corte de juros e prevê ‘situação desafiadora’ pela frente
‘Workslop’ gerado por IA ameaça produtividade e confiança em empresas
Equilíbrio entre vida pessoal e profissional na Europa é um atrativo-chave para talentos com Trump reformulando visto H-1B
Publicado 05/06/2025 • 08:53 | Atualizado há 4 meses
KEY POINTS
Durante discurso na França, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu o avanço das negociações entre o Mercosul e a União Europeia. Ele pediu que agricultores franceses e brasileiros dialoguem diretamente para superar resistências ao acordo comercial.
“Vamos firmar o acordo com a União Europeia, e quero o companheiro Macron na assinatura para garantir uma boa fotografia”, declarou Lula, dirigindo-se ao presidente francês.
O chefe do Executivo afirmou que pretende concluir as negociações ainda durante sua presidência rotativa do Mercosul. Segundo ele, o tratado envolve US$ 22 trilhões em comércio e impacta 700 milhões de habitantes.
Leia também:
“A guerra já provou sua insanidade”, diz Lula ao defender solução negociada entre Rússia e Ucrânia
“O que está acontecendo em Gaza é um genocídio”, afirma Lula durante discurso em Paris
Lula ressaltou o compromisso do Brasil com a preservação ambiental e pediu que líderes europeus não coloquem em dúvida os esforços do país na área. Ele destacou os cinco biomas brasileiros e a extensão territorial como desafios para a fiscalização.
O presidente também defendeu a ministra Marina Silva, afirmando que ela é alvo constante de críticas por sua atuação, mas que “não há melhor que a nossa ministra Marina”.
Durante o pronunciamento, Lula criticou o enfraquecimento institucional ocorrido nos últimos anos. Ele citou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), que, segundo ele, contava com 700 funcionários a menos em 2023 do que em 2010. “Nós tivemos que reestruturar para cuidar disso”, afirmou.
Lula mencionou dados da agropecuária brasileira para reforçar a competitividade do país. “O Brasil tem mais de 250 milhões de cabeças de gado”, disse. Ele citou ainda o estado do Mato Grosso, com 3 milhões de habitantes e 33 milhões de cabeças de gado.
O presidente destacou que o Brasil recebeu certificado de país livre de febre aftosa sem vacinação. Para ele, isso demonstra que o país está preparado para atender às exigências sanitárias dos mercados internacionais.
Lula criticou o protecionismo e afirmou que o Brasil aceitou as regras da globalização quando foi convencido a aderir ao livre comércio. “Agora que nos tornamos competitivos, querem voltar atrás?”, questionou.
Para ele, o acordo entre o Mercosul e a União Europeia é uma resposta aos que rejeitam o multilateralismo. O presidente encerrou o discurso oferecendo diálogo direto com agricultores franceses. “Se quiser, leva um grupo para o Brasil ou eu trago um grupo aqui. Vamos sentar em uma mesa e conversar.”
—
📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Ibovespa B3 bate novo recorde histórico após Trump anunciar encontro com Lula
Mercado de brinquedos no Brasil avança em 2025 e tem melhor desempenho em dez anos
A nova cartografia da liderança: IA, talento, geração Z, o humano, o planeta, os modelos de negócios e os vínculos na era digital
Manaus ultrapassa Itajaí e lidera ranking de importações no Brasil em 2025
Epic divulga em seu evento anual novas ferramentas de IA para pacientes e médicos