Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Warren Buffett chama as tarifas de Trump de imposto sobre bens e diz que “a Fada do Dente não os paga”
Publicado 02/03/2025 • 17:47 | Atualizado há 11 meses
Nintendo Switch torna-se o console mais vendido da história da gigante dos games
Ações de terras raras disparam após Trump lançar estoque estratégico de US$ 12 bilhões
Moltbook, rede social para agentes de IA, entusiasma Elon Musk
Disney supera expectativas de Wall Street impulsionada por parques temáticos e streaming
Elon Musk avança na junção de suas empresas SpaceX e xAI, antes de um possível IPO
Publicado 02/03/2025 • 17:47 | Atualizado há 11 meses
Warren Buffett em uma coletiva de imprensa durante a Reunião de Acionistas da Berkshire Hathaway em 30 de abril de 2022.
CNBC
O lendário investidor Warren Buffett fez um comentário raro sobre as tarifas do presidente Donald Trump, dizendo que impostos punitivos poderiam desencadear inflação e prejudicar os consumidores.
“As tarifas são, na verdade, temos muita experiência com elas. Elas são um ato de guerra, até certo ponto”, disse Buffett, cujo conglomerado Berkshire Hathaway tem grandes negócios em seguros, ferrovias, manufatura, energia e varejo.
Ele fez os comentários em uma entrevista com Norah O’Donnell da CBS News para um novo documentário sobre a falecida editora do Washington Post, Katharine Graham.
“Com o tempo, eles são um imposto sobre bens. Quer dizer, a Fada do Dente não os paga!” Buffett disse com uma risada. “E depois? Você sempre tem que fazer essa pergunta em economia. Você sempre diz: ‘E depois?’”
Isto marca a primeira observação pública do “Oráculo de Omaha” de 94 anos sobre as políticas comerciais de Trump. Na semana passada, Trump anunciou que as tarifas abrangentes de 25% sobre importações do México e Canadá entrarão em vigor em 4 de março e que a China será cobrada uma tarifa adicional de 10% na mesma data. A China prometeu retaliar.
Durante o primeiro mandato de Trump, o presidente e CEO da Berkshire opinou longamente em 2018 e 2019 sobre os conflitos comerciais que eclodiram, alertando que as ações agressivas do republicano poderiam causar consequências negativas globalmente.
Quando questionado sobre o estado atual da economia pela CBS, Buffett se absteve de comentar diretamente.
“Bem, acho que esse é o assunto mais interessante do mundo, mas não vou falar, não posso falar sobre isso. Realmente, não posso”, disse Buffett.
Buffett tem estado em modo defensivo ao longo do último ano, pois rapidamente se desfez de ações e levantou uma quantia recorde de dinheiro. Alguns leram os movimentos conservadores de Buffett como uma previsão pessimista sobre o mercado e a economia, enquanto outros acreditam que ele está preparando o conglomerado para seu sucessor, reduzindo posições descomunais e acumulando dinheiro.
A volatilidade do mercado aumentou ultimamente, à medida que as preocupações sobre uma economia em desaceleração, mudanças imprevisíveis de política de Trump, bem como avaliações gerais de ações, aumentaram. O S&P 500 subiu apenas cerca de 1% neste ano.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
1
Relatório aponta distorções bilionárias e crise de liquidez na Patria Investimentos; Fundo nega
2
Quem é a Pátria Investimentos, gestora bilionária no centro de questionamentos sobre liquidez
3
Caso Fictor acende alerta e levanta temor de nova onda de recuperações judiciais em 2026
4
Investidores estrangeiros aplicam R$ 26,31 bilhões na B3 em 2026; veja o impacto
5
Moltbook, rede social para agentes de IA, entusiasma Elon Musk