Elon Musk, Jeff Bezos, Sundar Pichai e Mark Zuckerberg.

CNBC Ligação entre Trump e Bezos prepara o cenário para um tenso relatório de lucros da Amazon

Mundo

Xi Jinping visita Banco do Brics e propõe nova década de desenvolvimento

Publicado 30/04/2025 • 11:52 | Atualizado há 7 horas

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • O presidente da China, Xi Jinping, visitou na manhã desta terça-feira (29) a sede do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), conhecido como Banco do Brics, em Xangai. Ele se reuniu com a presidente da instituição, Dilma Rousseff, e com os quatro vice-presidentes do banco.
  • Durante o encontro, Xi Jinping parabenizou Rousseff por sua recondução ao cargo. O presidente chinês afirmou que o NDB é a "primeira instituição multilateral de desenvolvimento fundada e liderada por países de mercados emergentes e nações em desenvolvimento". Segundo ele, a criação da instituição representa um esforço do Sul Global para se fortalecer e se unir.
  • Xi declarou que a cooperação ampliada entre os países do Brics entrou em uma fase de "desenvolvimento de alta qualidade". Ele defendeu que o banco inicie sua segunda “década dourada”, focando em financiar infraestrutura de forma sustentável e com baixo custo, além de ampliar projetos voltados para ciência, tecnologia e economia verde.
Xi Jinping visita Banco do Brics.

Xi Jinping visita Banco do Brics.

Divulgação.

O presidente da China, Xi Jinping, visitou na manhã desta terça-feira (29) a sede do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), conhecido como Banco do Brics, em Xangai. Ele se reuniu com a presidente da instituição, Dilma Rousseff, e com os quatro vice-presidentes do banco.

Durante o encontro, Xi Jinping parabenizou Rousseff por sua recondução ao cargo. O presidente chinês afirmou que o NDB é a “primeira instituição multilateral de desenvolvimento fundada e liderada por países de mercados emergentes e nações em desenvolvimento”. Segundo ele, a criação da instituição representa um esforço do Sul Global para se fortalecer e se unir.

Nova década de desenvolvimento

Xi declarou que a cooperação ampliada entre os países do Brics entrou em uma fase de “desenvolvimento de alta qualidade”. Ele defendeu que o banco inicie sua segunda “década dourada”, focando em financiar infraestrutura de forma sustentável e com baixo custo, além de ampliar projetos voltados para ciência, tecnologia e economia verde.

Segundo o presidente chinês, o banco deve apoiar países em desenvolvimento a reduzir a exclusão digital e acelerar a transição para economias de baixo carbono. Ele afirmou ainda que a instituição deve atuar para ampliar a voz do Sul Global nas discussões sobre a reforma da arquitetura financeira internacional e proteger os interesses legítimos desses países.

“Como país anfitrião, a China continuará apoiando o funcionamento e o desenvolvimento do Novo Banco de Desenvolvimento”, disse Xi. Ele também declarou que o governo chinês está disposto a intensificar a cooperação em projetos com foco em desenvolvimento sustentável, inovação e economia verde, além de compartilhar sua experiência com outros países-membros.

Sul Global como força relevante

Xi Jinping afirmou que a ascensão coletiva do Sul Global se tornou uma força importante para a preservação da paz mundial e a promoção do desenvolvimento comum. Segundo ele, independentemente das mudanças no cenário internacional, a direção-geral do progresso humano não se altera. “O desenvolvimento da China depende de autossuficiência e trabalho árduo”, disse, reforçando o compromisso com a defesa de seus interesses e dos interesses comuns da comunidade internacional.

Declarações de Dilma Rousseff

A presidente do NDB, Dilma Rousseff, agradeceu o apoio da China ao banco e elogiou o desempenho do país asiático sob a liderança de Xi. Segundo ela, a China desempenha papel relevante na governança global e na defesa dos interesses do Sul Global.

Rousseff também criticou o unilateralismo e o protecionismo, afirmando que essas práticas enfraquecem a autoridade do direito internacional e prejudicam a estabilidade das cadeias industriais e de suprimentos. Ela declarou que o banco manterá seus objetivos originais e continuará contribuindo para o desenvolvimento de países emergentes e em desenvolvimento.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

MAIS EM Mundo