Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Xi Jinping critica protecionismo ao iniciar visita ao Sudeste Asiático
Publicado 14/04/2025 • 10:14 | Atualizado há 3 meses
Megaprojeto de Trump passa por pouco no Senado, mas Câmara ainda pode rejeitar mudanças
Ações da Tesla despencam após Trump dizer que DOGE deveria analisar os subsídios de Elon Musk
Premier League Inglesa integra IA da Microsoft em novo acordo de 5 anos
Apesar de déficit, bancos dizem que o ‘grande e belo projeto de lei’ de Trump pode impulsionar a economia dos EUA
Atividade industrial da China cresce inesperadamente em junho, mostra pesquisa
Publicado 14/04/2025 • 10:14 | Atualizado há 3 meses
KEY POINTS
Xi Jinping, presidente da China
Reprodução.
O presidente da China, Xi Jinping, afirmou que não há vencedores em uma guerra comercial e fez um alerta contra o protecionismo. As declarações antecedem suas visitas de Estado a três países do Sudeste Asiático, entre os dias 14 e 18 de abril: Vietnã, Malásia e Camboja.
A visita ao Vietnã iniciou nesta segunda-feira (14) e vai até terça-feira (15).
Em um artigo exclusivo publicado no Nhan Dan, jornal oficial do Partido Comunista do Vietnã, Xi escreveu que “guerras comerciais e tarifárias não produzem vencedores, e o protecionismo não leva a lugar nenhum”.
Leia também:
Ele acrescentou que Vietnã e China devem “defender com firmeza o sistema multilateral de comércio, cadeias industriais e de suprimento globais estáveis, além de um ambiente internacional aberto e cooperativo”.
Em 2024, a China continental foi a terceira maior fonte de investimento estrangeiro no Vietnã, atrás apenas de Singapura e Coreia do Sul.
A segunda maior economia do mundo também é, segundo informações, a maior investidora estrangeira no Camboja e a terceira maior investidora na Malásia em termos de investimentos aprovados.
No artigo, Xi destacou que é importante que Vietnã e China “promovam um mundo multipolar, igualitário e ordenado, e uma globalização econômica universalmente benéfica e inclusiva”.
Ele também defendeu uma cooperação mais profunda entre os dois países, incluindo parcerias comerciais e intercâmbios entre os povos. “A China dá boas-vindas a mais produtos vietnamitas de qualidade em seu mercado e incentiva mais empresas chinesas a investirem e fazerem negócios no Vietnã”, afirmou.
Xi acrescentou que ambos os países devem ampliar a cooperação em áreas como cadeias industriais e de suprimentos, além de setores “emergentes”, como 5G, inteligência artificial e desenvolvimento sustentável.
O presidente chinês ainda defendeu que os dois lados trabalhem em conjunto com o Sul Global “para defender os interesses comuns dos países em desenvolvimento”.
O Vietnã foi alvo de uma das tarifas “recíprocas” mais altas impostas pelos Estados Unidos, de 46%. No entanto, o presidente norte-americano Donald Trump suspendeu a medida por 90 dias. Por ora, as importações vietnamitas estão sujeitas à tarifa-base de 10%.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.