CNBC
Trump aperta a mão do CEO da TSMC, C.C. Wei, uma das principais fabricantes globais de chips e semicondutores, que vai construir fábricas nos EUA a partir de um investimento de US$ 100 bi

CNBCSenadores democratas pedem a Trump que reconsidere venda de chips avançados de IA para a China

Mundo

“Nada de Ucrânia na OTAN”, diz Trump ao pressionar por acordo de paz com a Rússia

Publicado 18/08/2025 • 07:28 | Atualizado há 1 hora

AFP

KEY POINTS

  • As declarações foram feitas no fim de semana, após a cúpula realizada no Alasca com o presidente russo Vladimir Putin.
  • O posicionamento de Trump reforça sua estratégia de pressionar Kiev a aceitar concessões territoriais e abrir mão da entrada na aliança militar ocidental como parte de um eventual acordo de paz.

Foto: Joyce N. Boghosian

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a defender que a Ucrânia desista da adesão à OTAN e reconheça a anexação da Crimeia pela Rússia, em meio às negociações por um acordo de paz.

Em publicação na rede Truth Social, Trump escreveu: “Lembrem como tudo começou. Não dá para voltar atrás com Obama tendo entregado a Crimeia (12 anos atrás, sem um tiro sequer!), e NADA DE UCRÂNIA NA OTAN. Tem coisa que nunca muda!!!”

Leia mais:
Trump diz que reunião com Putin foi ‘produtiva’, mas negociações sobre Ucrânia não avançam

As declarações foram feitas no fim de semana, após a cúpula realizada no Alasca com o presidente russo Vladimir Putin, e antecedem a reunião marcada para esta segunda-feira (18) em Washington, que reunirá Trump, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, além de líderes europeus e representantes da OTAN.

O posicionamento de Trump reforça sua estratégia de pressionar Kiev a aceitar concessões territoriais e abrir mão da entrada na aliança militar ocidental como parte de um eventual acordo de paz. A anexação da Crimeia pela Rússia em 2014 segue sem reconhecimento pela Ucrânia e por seus aliados, que consideram o referendo organizado por Moscou como ilegítimo.

Apesar da pressão, Zelensky afirmou que cabe à Rússia encerrar a guerra e ressaltou que a Ucrânia não pode abrir mão de territórios, em respeito à Constituição.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo