CNBC

CNBCPor que as vendas da Tesla Cybertruck estão abaixo do esperado?

Mundo

Zelensky teria negado convite de Putin para cúpula em Moscou, diz agência

Publicado 19/08/2025 • 14:00 | Atualizado há 4 horas

APF

KEY POINTS

  • Três fontes ouvidas pela AFP afirmaram que o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky rejeitou proposta de Vladimir Putin para realizar uma cúpula de paz em Moscou.
  • A sugestão teria sido feito pelo líder russo durante telefonema com Donald Trump, em Washington.
  • Apesar da recusa, Zelensky tem reiterado abertura a um encontro direto com Putin.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, propôs realizar uma cúpula de paz com Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, em Moscou. A informação foi confirmada por três fontes que acompanharam uma ligação telefônica entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder russo.

A conversa entre Trump e Putin aconteceu durante negociações decisivas em Washington, envolvendo Trump, Zelensky e vários líderes europeus que apoiam a Ucrânia na luta contra a invasão russa.

“Putin mencionou Moscou” durante a ligação deles na segunda-feira (18), contou uma das fontes à AFP. Essa fonte acrescentou que Zelensky recusou o convite.

Uma fonte diplomática próxima às discussões afirmou que líderes europeus disseram a Trump que a proposta de Putin “não parecia uma boa ideia”.

Reações após a proposta de cúpula

Depois da reunião na Casa Branca na segunda-feira (18), que contou com a presença dos líderes da Alemanha, França, Finlândia, Itália e Reino Unido, Trump declarou que o próximo passo para tentar acabar com a guerra, que dura há mais de três anos, seria um encontro cara a cara entre Putin e Zelensky.

Nas últimas semanas, Zelensky tem dito repetidamente que está disposto a sentar com Putin para buscar um fim para a invasão russa, que já custou dezenas de milhares de vidas e deslocou milhões de pessoas.

Segundo o assessor do Kremlin Yuri Ushakov, citado pela mídia estatal, Putin disse a Trump durante a ligação na segunda-feira (18) que estava aberto à “ideia” de conversas diretas com a Ucrânia.

Preparativos e questões diplomáticas

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, afirmou na terça-feira (19) que qualquer encontro entre os presidentes da Rússia e da Ucrânia precisaria ser “muito bem preparado”.

A Suíça, por sua vez, já havia dito antes que concederia imunidade a Putin caso ele fosse ao país para negociações de paz sobre a Ucrânia, apesar do mandado de prisão emitido pelo Tribunal Penal Internacional.

Na semana passada, Trump se reuniu com Putin no estado do Alasca, nos Estados Unidos, encerrando anos de política ocidental de isolamento ao líder russo. Os presidentes, no entanto, não firmaram nenhum tipo de acordo de paz.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo