Elon Musk está a caminho de se tornar trilionário até 2027
Impostos, cripto, tarifas: como o governo Trump pode afetar finanças dos americanos
Saiba por que as ‘big techs’ apostam em energia nuclear para projetos de IA
Como falar sobre dinheiro no primeiro encontro? Especialista dá dicas
Por que Steve Jobs era diferente do resto das pessoas? Veja o que diz Tim Cook
Publicado 12/11/2024 • 20:08 | Atualizado há 2 dias
KEY POINTS
Imagem de uma pessoa abrindo uma carteira vazia
Reprodução Pexels
O sentimento de vergonha em relação às próprias finanças é apontado como um dos maiores obstáculos para alcançar o bem-estar econômico, segundo Brad Klontz, doutor em psicologia financeira.
De acordo com o especialista, esse sentimento funciona como uma espécie de armadilha emocional que paralisa as pessoas, impedindo-as de tomarem decisões importantes sobre dinheiro.
“As pessoas se sentem envergonhadas. Acredito que essa seja a maior barreira para o bem-estar financeiro – elas não querem pensar sobre isso, não querem falar sobre isso… existe muita vergonha em torno do dinheiro”, diz Klontz.
Segundo o especialista, embora a maioria das pessoas saiba o que deveria fazer em relação ao dinheiro – como economizar para o futuro e gastar menos do que ganha -, muitas não conseguem colocar esse conhecimento em prática devido ao constrangimento em buscar ajuda profissional.
Diferentes perfis socioeconômicos estão sujeitos a isso. Uma pessoa com baixa renda pode se sentir envergonhada por não conseguir pagar empréstimos, e alguém que recebe uma herança pode hesitar em procurar um consultor financeiro por constrangimento.
Para superar essa barreira em busca do bem-estar econômico, Klontz faz algumas recomendações. Confira:
“Procure alguém que esteja um ou dois passos à sua frente e aprenda com essa pessoa”, aconselha o psicólogo. “Se você é um imigrante nos EUA, por exemplo, encontre alguém que também é e está vivendo a vida que você deseja ter”.
O especialista ressalta que não é necessário se tornar um especialista em finanças para alcançar o bem-estar econômico, mas é fundamental dar o primeiro passo. “O importante é começar de algum lugar e acelerar seu aprendizado, inspirando-se com o que é possível para você”, conclui.
Mais lidas
Biden autoriza Ucrânia a usar mísseis americanos contra alvos em território russo
Restaurantes dos EUA estão otimistas para 2025 após queda de movimento e onda de falências
Um terço dos jovens americanos vive com os pais em meio à crise econômica
Biden visita a Amazônia; novo governo Trump pode reverter políticas ambientais
TIMES BRASIL - AO VIVO