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Sucesso

3 dicas para introvertidos construírem riqueza e terem sucesso

Publicado 29/11/2024 • 08:58

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • Antes de Bernadette Joy se tornar uma empreendedora e milionária autodidata, ela passou cerca de uma década trabalhando como recrutadora de RH.
  • Entrevistando centenas de candidatos ao longo dos anos, Bernadette percebeu que muitas mulheres têm dificuldade em falar sobre suas habilidades e conquistas.
  • "Experimentei isso pessoalmente também. Como introvertida, às vezes é complicado defender meu próprio valor, pois pode parecer que estou me gabando", diz.

Courtesy of Bernadette Joy

Antes de Bernadette Joy se tornar uma empreendedora e milionária autodidata, ela passou cerca de uma década trabalhando como recrutadora de RH. Entrevistando centenas de candidatos ao longo dos anos, Bernadette percebeu que muitas mulheres têm dificuldade em falar sobre suas habilidades e conquistas.

“Experimentei isso pessoalmente também. Como introvertida, às vezes é complicado defender meu próprio valor, pois pode parecer que estou me gabando”, diz.

Para Bernadette, a melhor maneira de crescer na carreira, seja pedindo um aumento ou encontrando ótimos colaboradores, é se sentir à vontade para compartilhar suas habilidades de um jeito que pareça autêntico para você.

A seguir, confira três hábitos principais que ajudam a empreendedora introvertida a se destacar, construir riqueza e alcançar o sucesso.

“Eu me destaco no Linkedin”

Se você está buscando uma negociação salarial, por exemplo, precisa estar disposto a documentar e falar sobre o que já conquistou, não apenas sobre o que acha que poderá fazer no futuro.

E o LinkedIn é o lugar perfeito para documentar conquistas porque é público, enquanto seu currículo e avaliações de desempenho são privados.

Com isso em mente, Bernadette adotou o hábito de atualizar seu perfil no LinkedIn das seguintes formas:

  • Mudando o título e a seção de resumo com base nas conquistas mais recentes
  • Compartilhando conteúdo que mostra melhor sua expertise
  • Pedindo recomendações de clientes e parceiros satisfeitos

Segundo a empreendedora, atualizar a página do LinkedIn envia um sinal claro para empregadores atuais – ou potenciais.

“Deixo que outros falem bem de mim”

Uma das melhor funcionalidades do LinkedIn, segundo a empreendedora, é a opção de postar recomendações. “Uma pessoa dedicar tempo para escrever sobre você de forma positiva e pública pode parecer mais crível.”

Ter outras pessoas destacando suas forças na plataforma é uma maneira estratégica de dizer que você é incrível sem precisar falar isso você mesmo.

“Não espere até precisar de algo, como uma negociação salarial, por exemplo, para mostrar seu melhor trabalho. Faça isso ao longo do ano e você se sentirá mais à vontade ao fazê-lo”, diz.

Crio valor enquanto conservo minha energia

“Em 2016, comecei a pagar US$ 72 mil (cerca de R$ 360 mil) em empréstimos estudantis. Passei a postar fotos de notas adesivas na geladeira que acompanhavam a redução da minha dívida no Instagram, até que fiz o último pagamento menos de um ano depois”, explica.

A empreendedora recebeu tantas respostas de pessoas que queriam se encontrar pessoalmente para saber mais sua abordagem.” Chegou a um ponto em que eu estava indo a muitos encontros para tomar café — e nem gosto de café”, relembrou.

Embora ela fosse grata pela oportunidade, seu lado introvertido se sentia esgotado de ter tantas reuniões.

“Brinquei com meu marido: um dia vou simplesmente gravar minhas respostas às mesmas perguntas e, em vez de participar dessas sessões de ‘pick my brain’, vou apenas enviar a gravação.” Ele respondeu, “Você sabe que isso se chama podcast, né?”

Assim, gravar minhas dicas de pagamento de empréstimos estudantis em 2018 foi o início do podcast Crush Your Money Goals.

Mesmo que você não queira ser um criador de conteúdo, a lição ainda se aplica. “Quando eu trabalhava no mundo corporativo, ainda criava conteúdo; só que era em um drive interno compartilhado, em vez de ser público”, diz.

Alguns desses projetos incluíam:

  • Um passo a passo para integrar novos funcionários ou clientes que eliminava a necessidade de outros me “sombriarem”.
  • Gravar apresentações em grupo e escrever resumos dos pontos principais para futuros membros da equipe.
  • Criar modelos de e-mail para consultas mais comuns de clientes.
  • Compilar as próprias perguntas frequentes do meu trabalho para encaminhar clientes ou membros da equipe, em vez de me reunir com eles.

O melhor conselho que tenho para meus colegas introvertidos, que muitas vezes se sentem esgotados por repetir-se ou participar de reuniões inúteis, é explorar como a criação de conteúdo pode substituir a necessidade de você ter que aparecer fisicamente para criar valor.

De certa forma, é como uma estratégia de renda passiva. Faça o trabalho uma vez no começo e colha os benefícios a longo prazo.

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