Mega Millions é a loteria dos EUA.

CNBC Mega Millions chega a prêmio de R$ 7 bilhões; sorteio ocorre nesta 6ª-feira nos EUA

Sucesso

Pessoas mais felizes aproveitam os fins de semana como se fossem miniférias

Publicado 25/11/2024 • 15:55

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • Você provavelmente passa os fins de semana lidando com as tarefas que não conseguiu executar durante a semana de trabalho.
  • Nisso, quando termina de lavar a roupa, louça, esfregar o chão – ou até mesmo terminar mais trabalho – já é segunda-feira de novo.
  • No entanto, não é assim que se vive.

Pixabay

Você provavelmente passa os fins de semana lidando com as tarefas que não conseguiu executar durante a semana de trabalho. Ou seja, quando você termina de lavar a roupa e a louça, de esfregar o chão – ou, até mesmo, de trabalhar um pouco mais – já é segunda-feira de novo.

No entanto, não é assim que se vive. Segundo Cassie Holmes, pesquisadora de felicidade e autora de Happier Hour: How to Beat Distraction, Expand Your Time, and Focus on What Matters Most (“Hora mais feliz: como vencer a distração, expandir seu tempo e focar no que é mais importante”, em tradução livre), você deve tratar seus fins de semana como férias. 

“As pessoas associam férias a uma pausa, enquanto os fins de semana acabam sendo uma rotina em que seguimos nossas atividades habituais”, afirmou Holmes no podcast “Everyday Better with Leah Smart” (Cada dia melhor com Leah Smart). Encarar o fim de semana como uma mini-férias pode ajudar a romper essa rotina de tarefas automáticas e permitir momentos para simplesmente ser.

Pesquisa de sexta-feira

Em 2017, Holmes fez um experimento com mais de 400 trabalhadores dos Estados Unidos. Em uma sexta-feira, ela disse a alguns do grupo para tratar o tempo como férias e disse aos outros para gastá-lo como fariam em qualquer outro fim de semana.

Ao medir a felicidade deles, ela descobriu que aqueles com a “mentalidade de férias” mostraram mais satisfação e positividade quando retornaram ao trabalho.

Os “turistas” fazem menos tarefas domésticas, trabalham menos para seus empregos e ficam um pouco mais na cama com seus parceiros, escreveu ela para a Harvard Business Review em 2019. Mas o verdadeiro fator de diferenciação era que eles estavam “mais conscientes e atentos ao momento presente durante suas atividades de fim de semana”.

Para algumas pessoas, é difícil parar de fazer as coisas depois do trabalho: 78% dos trabalhadores dos EUA não aproveitam ao máximo sua folga, de acordo com uma pesquisa da Harris Poll de maio de 2024. E quando tiram um descanso, 54% dizem que não conseguem se desligar completamente de seus empregos, segundo um relatório da Glassdoor de 2022. 

Se você começar a sentir falta de ter tempo quando o fim de semana chegar, é possível adotar a mentalidade de felicidade de Holmes, começando a passar apenas um dia como se fosse férias.

“Algumas pessoas dizem algo como: ‘Bem, [o fim de semana] é quando eu faço minhas tarefas'”, disse ela no podcast. “Por que você não reserva o sábado? E aí, no domingo, você pode fazer todas as coisas que precisa fazer.”

Passe 24 horas fazendo as coisas que fazem você se sentir mais relaxado e desconectado da sua rotina normal. Faça uma viagem de um dia para uma reserva natural local, experimente um novo restaurante ou passe o dia em um spa. E se você tiver muita coisa para fazer, recompense-se com um coquetel depois de lavar a louça, ou ouça seu podcast favorito enquanto dobra as roupas para uma pausa mental semelhante.

Impulso de segunda-feira

Muitas pessoas altamente bem-sucedidas usam um método semelhante para tornar suas segundas-feiras mais produtivas. Mark Cuban passa seus fins de semana cercado por seus entes queridos, disse ele no SXSW em 2014, já que suas semanas de trabalho geralmente são lotadas. Richard Branson prefere festejar nas noites de sábado e passar os domingos fazendo atividades como saltos de pedra e stand up paddle, disse ao Telegraph em 2011.

No entanto, Holmes alerta que há uma ressalva à mentalidade de férias. Passar todos os seus fins de semana como férias pode reduzir o impacto emocional e mental do exercício. Você não se sentirá tão rejuvenescido e descansado como se isso não fosse a norma, então aja como um turista apenas nos fins de semana, quando você realmente precisa de uma pausa.

“Dado que a mentalidade de férias e a felicidade resultante decorrem da ruptura mental com a rotina e a rotina do dia a dia, essa intervenção não pode se tornar uma rotina”, escreveu ela para a HBR.

“Quando usada criteriosamente, essa reformulação simples permite que você aproveite um pouco da felicidade de umas férias sem tirar mais tempo de folga.”

MAIS EM Sucesso