Apple

CNBC Apple sofre a maior queda em 5 anos com tarifas de Trump ameaçando a cadeia de suprimentos

Notícias

Os passaportes mais poderosos de 2025; veja o ranking

Publicado 03/04/2025 • 13:32 | Atualizado há 21 horas

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • A Irlanda tem o passaporte mais forte do mundo, de acordo com o Nomad Passport Index 2025.
  • O ranking analisa os passaportes com base em cinco critérios: facilidade de viagem, políticas fiscais, percepção global, possibilidade de obter dupla cidadania e liberdades pessoais.
  • Países que lideram outros rankings — como Singapura e Japão — têm pontuações mais baixas na classificação anual da Nomad Capitalist.
A Irlanda sacudiu o ranking, graças à sua forte reputação internacional.

A Irlanda sacudiu o ranking, graças à sua forte reputação internacional

Pixabay

A Irlanda tem o passaporte mais forte do mundo, segundo o Nomad Passport Index 2025.

É a primeira vez que o país do norte da Europa ocupa sozinho o primeiro lugar no ranking anual da Nomad Capitalist, uma consultoria de tributação e imigração. No entanto, a Irlanda quase alcançou esse feito em 2020, quando empatou na liderança com Luxemburgo e Suécia.

“Irlanda sacudiu o ranking, graças à sua forte reputação internacional, políticas fiscais favoráveis aos negócios e flexibilidade geral de cidadania”, disse Javier Correa, pesquisador da empresa, à CNBC Travel.

Diferente de outros rankings que avaliam passaportes apenas pela quantidade de países com entrada sem visto, a classificação da Nomad Capitalist analisa cinco critérios:

  • Viagens sem visto — 50%
  • Tributação — 20%
  • Percepção global — 10%
  • Capacidade de ter dupla cidadania — 10%
  • Liberdade pessoal (como liberdade de imprensa e serviço militar obrigatório) — 10%

Esses fatores permitem que aqueles que consideram um passaporte diferente ou adicional compreendam melhor o “valor real” da cidadania ao redor do mundo e, em última instância, possam “ir para onde são melhor tratados”, segundo o índice.

O ranking dos passaportes

A nona edição da lista classifica 199 países e territórios, usando 20 fontes, como autoridades fiscais nacionais para a pontuação de impostos, e relatórios como o World Happiness Report e o Índice de Desenvolvimento Humano da ONU para avaliar a percepção global.

As pontuações variam de 10 a 50, exceto na categoria de vistos, onde o número reflete quantos países aceitam o passaporte sem necessidade de visto.

Países europeus dominam nove dos dez primeiros lugares, desde a tradicionalmente forte Suíça até os pequenos Luxemburgo e Malta.

Fora da Europa, os passaportes mais bem classificados são os dos Emirados Árabes Unidos e da Nova Zelândia, ambos empatados na 10ª posição.

A lista completa pode ser conferida no site da Nomad Capitalist.

Grécia sobe, Emirados Árabes caem

Grécia (empatada em 2º), Eslovênia (13º) e Espanha (32º) subiram no ranking de 2025, impulsionadas por mudanças em suas pontuações fiscais.

“Em um ano turbulento, marcado por mudanças geopolíticas e políticas, a Grécia disparou do sexto lugar para o segundo, refletindo sua crescente credibilidade entre pessoas de alto patrimônio, aposentados e investidores globais”, destacou o comunicado oficial.

Por outro lado, países como Lituânia, Holanda, Alemanha e Hungria caíram no ranking. Notavelmente, os Emirados Árabes Unidos, que ocuparam o 1º lugar em 2023 e o 6º em 2024, caíram para a 10ª posição em 2025.

“Os impostos recentemente introduzidos… mancharam o apelo dos Emirados Árabes para empreendedores globais”, afirmou o relatório.

Países que lideram outros rankings, como Singapura e Japão, ocupam posições mais baixas na lista da Nomad Capitalist.

Ambos têm pontuações baixas para dupla cidadania, restrita no Japão e não reconhecida em Singapura.

O Japão também perde pontos na categoria de tributação, enquanto Singapura tem uma pontuação mediana em liberdade pessoal.

Singapura ficou em 126º lugar entre 180 países no Índice de Liberdade de Imprensa 2024 da organização Repórteres Sem Fronteiras e exige que cidadãos e residentes permanentes do sexo masculino sirvam aproximadamente dois anos no serviço militar ao completar 18 anos. No entanto, o país obteve notas altas na categoria de “percepção global”.

Os passaportes mais fracos do ranking, classificados de 195º a 199º, são os de Paquistão, Iraque, Eritreia, Iêmen e Afeganistão.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Notícias