IPI zero: o que é e como conseguir? Veja 4 critérios

foto: freepik

O Governo Federal anunciou um decreto que redefine as alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos leves, econômicos e movidos a energia limpa. 

Novas regras

foto: Instagram

O anúncio oficializa a categoria de Carro Sustentável, com isenção total para modelos compactos, eficientes e fabricados no Brasil.

Livre de pagamento

foto: Freepik

A iniciativa do programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover) busca tornar a indústria automotiva mais moderna, menos poluente e socialmente inclusiva.

Impacto no meio ambiente 

foto: Freepik

O corte do imposto segue quatro exigências principais: 1- Emissões inferiores a 83g de CO₂ por quilômetro; 2 - Mais de 80% de materiais recicláveis; 3 - Fabricação no Brasil, incluindo soldagem, pintura, montagem e motor; 4 - Enquadramento  como modelo compacto.

Critérios para o novo benefício

foto: Freepik

As montadoras deverão solicitar credenciamento junto ao MDIC. Após a aprovação, uma portaria indicará os veículos aptos ao desconto integral. Atualmente, a alíquota mínima é de 5,27%.

Desconto na origem

foto: Freepik

Pelo novo sistema de cálculo, as alíquotas são de 6,3% para veículos de passeio e 3,9% para comerciais leves, com variações conforme os critérios de cada modelo.

Novo Cálculo 

foto: Freepik

O programa Mover já movimentou R$ 190 bilhões em investimentos, impulsionando montadoras e fabricantes de autopeças e reforçando o compromisso do país com a mobilidade verde e a geração de empregos qualificados.

Investimento de peso

foto: Gov.Br

Veja este e outros    webstories em:      TIMESBRASIL.COM.BR