Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
‘Abre caminho, mas não se resolve em uma ou duas reuniões’, diz presidente da Amcham sobre encontro entre Lula e Trump
Publicado 27/10/2025 • 11:27 | Atualizado há 2 meses
Amazon anuncia saída de chefe de IA; veja quem vai assumir cargo
Tesouro dos EUA confirma apoio de Ray Dalio às contas Trump para crianças
Na disputa pelo Fed, Waller promete defender independência do Banco Central diante de Trump
Conselho da Warner Bros. Discovery rejeita oferta da Paramount e afirma a acionistas que acordo com a Netflix é superior
Exclusivo CNBC: fundador da Ben & Jerry’s diz estar alarmado com mudanças no conselho da Magnum
Publicado 27/10/2025 • 11:27 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
O encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump foi avaliado como positivo pelo setor empresarial brasileiro, que vê na reunião uma oportunidade de normalizar e expandir a relação comercial com os Estados Unidos. No entanto, é um processo que precisa ser construído. A avaliação é de Abrão Neto, presidente da Amcham Brasil.
“Foi uma reunião muito positiva, sobretudo do ponto de vista político, porque reforça a vontade de ambos os governos de buscarem entendimento e retomar a normalização da relação bilateral”, disse, em entrevista ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC nesta segunda-feir (27).
Segundo ele, o encontro definiu um comando claro para que as equipes negociadoras intensifiquem o processo de conversas, com o objetivo de retomar o comércio e os investimentos em condições favoráveis.
Abrão ressaltou que o comércio entre Brasil e EUA vinha crescendo nos últimos três ou quatro anos e que o setor empresarial espera que seja encontrada uma solução que permita retirar tarifas adicionais impostas às exportações brasileiras.
Além das tarifas, ele aponta oportunidades de aprofundar a cooperação entre os dois países em temas econômicos de interesse comum, incluindo energia, tecnologia, terras raras e minerais críticos.
“É um processo que precisa ser construído. Não será resolvido em uma ou duas reuniões, mas abre caminho para rodadas de conversas que demandarão decisões políticas e movimentações econômicas de ambos os lados”, explicou.
Apesar do cenário positivo, Abrão Neto alerta para a necessidade de cautela. “O episódio deixa aprendizados importantes. A inserção internacional exigirá cada vez mais atuação estratégica e profissional das empresas, com visão de médio e longo prazo. O lado econômico sozinho não é suficiente para garantir bom desempenho”, afirmou.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Família de Chorão perde direitos sobre a marca Charlie Brown Jr.; entenda as consequências
2
Série especial: dívida bilionária nas estatais vira novo risco fiscal para o Brasil
3
EXCLUSIVO: Falta de higiene e estrutura sanitária. Um ano após escândalo de trabalho escravo, funcionários fazem manifestações em fábrica da BYD na Bahia
4
Mega da Virada: como funciona o bolão da loterias caixa?
5
Hapvida: ANS decide nesta sexta se empresa terá de refazer balanços e devolver quase R$ 1 bilhão