CNBC
Coca-Cola retoma campanha personalização de latas e garrafas

CNBC Coca-Cola vai lançar versão com açúcar de cana nos EUA ainda este ano

Mundo

Pedro Sánchez quer conclusão urgente de acordo UE-Mercosul para enfrentar protecionismo dos EUA

Publicado 22/07/2025 • 19:49 | Atualizado há 16 horas

Estadão Conteúdo

KEY POINTS

  • O premiê espanhol Pedro Sánchez e o presidente uruguaio Yamandú Orsi defenderam a conclusão "rápida e extrema" do tratado, classificando-o como a futura maior zona de livre comércio do mundo e contraponto ao protecionismo global.
  • Sánchez condenou as tarifas de 30% sobre produtos europeus (vigentes desde 1º/08) como "injustas, injustificadas e prejudiciais a todos", gerando incerteza e destruindo oportunidades.
  • O dirigente ressaltou que as guerras comerciais unilaterais (implícito: medidas de Trump) tornam o acordo UE-Mercosul estratégico e inadiável, apesar de negociações arrastadas por décadas.

Espanha busca se aproximar da China. Na imagem, Pedro Sánchez aparece em foto de arquivo de março de 2020

Divulgação/La Moncloa

Em meio a um cenário internacional marcado por incertezas e disputas econômicas, o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, destacou nesta terça-feira, 22, a importância de concluir o acordo entre a União Europeia e o Mercosul como forma de enfrentar desafios globais recentes. A declaração foi feita durante uma visita a Montevidéu, logo depois de reunião com o presidente do Uruguai, Yamandú Orsi.

Sánchez ressaltou que tanto ele quanto Orsi veem como urgente, e até extrema, a necessidade de finalizar rapidamente o tratado birregional. Segundo o premiê espanhol, a implementação do acordo representaria a criação da maior zona de livre comércio do mundo e sinalizaria disposição para o diálogo e cooperação, em contraste com tendências atuais de fechamento e confrontos comerciais.

Leia também

JPMorgan projeta receita de US$ 174 bilhões para OpenAI até 2030, mas alerta para riscos estruturais e competição

Tim pagará R$ 320 milhões em juros sobre capital próprio; veja valor por ação

Canadá: Carney afirma que governo prepara medidas para ajudar indústrias afetadas por tarifas

Críticas ao protecionismo dos EUA

Durante seu pronunciamento, Sánchez mencionou diretamente a decisão do governo dos Estados Unidos de impor tarifas de 30% sobre produtos europeus a partir de 1º de agosto, classificando a medida como prejudicial de forma ampla. “Saímos perdendo todos com decisões protecionistas injustas e injustificadas como esta geram incerteza, destruindo oportunidades”, afirmou Sánchez.

O dirigente espanhol ainda reconheceu que as negociações entre UE e Mercosul avançam lentamente há décadas, mas avaliou que a conjuntura econômica e geopolítica atual torna essencial a conclusão do acordo.

“Acredito que a atual situação econômica e geopolítica exige que a UE e o Mercosul se unam e cheguem a um consenso amplo que pode tornar o Mercosul e a UE a maior área de livre comércio do mundo, o que não é pouca coisa em um momento em que guerras comerciais impostas de forma injusta e unilateral dominam o debate público”, tratou Sánchez, segundo a fonte da matéria.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo