Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Chefe da União Europeia vai se reunir com Trump na Escócia para tentar evitar guerra comercial
Publicado 26/07/2025 • 07:52 | Atualizado há 18 horas
China divulga plano global para IA dias após os EUA em meio à intensificação da corrida tecnológica
Os 10 mercados imobiliários mais “incrivelmente inacessíveis” do mundo
Mark Zuckerberg anuncia ex-OpenAI como cientista-chefe do novo laboratório de IA da Meta
Empresas da Europa soam alarme com impacto de tarifas enquanto correm por acordo com os EUA
Trump diz acreditar que Powell está pronto para começar a cortar juros
Publicado 26/07/2025 • 07:52 | Atualizado há 18 horas
KEY POINTS
Foto: Nicolas TUCAT / AFP
Ursula Von der Leyen.
Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, vai se reunir com o presidente americano Donald Trump na Escócia neste fim de semana. O objetivo é tentar fechar um acordo comercial antes que uma tarifa de 30% sobre produtos europeus entre em vigor.
Em uma publicação na rede social X na sexta-feira (25), von der Leyen confirmou que aceitou o convite para se encontrar com Trump no domingo (27), “para discutir as relações comerciais entre Europa e Estados Unidos e como podemos mantê-las fortes”.
Trump também confirmou o encontro assim que desembarcou na Escócia na sexta-feira (25) à noite. “Vamos ver se conseguimos chegar a um acordo”, afirmou. “Acho que temos uma chance de 50/50. Isso já é muita coisa”, acrescentou.
O encontro acontece em meio a um clima de otimismo sobre um possível acordo tarifário. Fontes ouvidas pela CNBC dizem que o cenário mais provável é a adoção de uma tarifa de 15% sobre as importações europeias para os Estados Unidos.
Trump ameaçou impor tarifas de 30% sobre produtos da União Europeia a partir de 1º de agosto, o que levou o bloco europeu a considerar medidas de retaliação como resposta.
Estados Unidos e União Europeia mantêm a maior relação bilateral de comércio e investimentos do planeta. Juntos, são responsáveis por quase 30% do comércio global de bens e serviços e respondem por 43% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, segundo dados da UE.
Leia mais:
“É uma perda bilionária em poucos meses”, diz presidente da AEB sobre tarifa dos EUA
“Brasil não consegue suportar esse nível de tarifa”, diz diretor da IBL World
A viagem de quatro dias de Trump à Escócia, marcada por partidas de golfe, também deve incluir um encontro informal com o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer.
Diferente da União Europeia, o Reino Unido fechou recentemente um acordo comercial com o governo Trump, que prevê uma tarifa básica de 10% sobre produtos britânicos vendidos nos Estados Unidos.
A esperança de evitar uma guerra comercial entre Estados Unidos e União Europeia a partir de 1º de agosto aumentou após o anúncio recente de um acordo entre os EUA e o Japão.
Esse acordo com o Japão, que Trump classificou em uma publicação como “talvez o maior acordo já feito”, prevê uma tarifa básica de 15%.
Jack Allen-Reynolds, vice-chefe de economia da zona do euro da Capital Economics, afirmou nesta sexta-feira (25) que, para a União Europeia, um acordo semelhante pode ser visto como um caso em que um mau acordo é melhor do que acordo nenhum.
“As notícias desta semana indicam que Estados Unidos e União Europeia estão muito perto de fechar um acordo comercial com uma tarifa básica de 15% sobre as importações americanas vindas do bloco. Não dá para dizer que é um bom negócio, mas pelo menos evitaria tarifas americanas ainda maiores e uma retaliação da União Europeia”, escreveu Allen-Reynolds em relatório.
—
📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
"Há uma disposição muito grande de negociar", diz ex-Camex Roberto Gianetti sobre tarifaço
Público 50+ movimenta R$ 2 trilhões, escolhe farmácia pelo preço e frequenta sempre a mesma unidade
Streaming de músicas de Ozzy Osbourne e Black Sabbath explodem após morte do cantor
Empresa ligada ao escândalo no show do Coldplay contrata Gwyneth Paltrow como porta-voz
Atlético de Madrid mantém Simeone como técnico mais bem pago do mundo e investe alto em contratações