Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Em meio a tensão diplomática, EUA emitem alerta sobre vistos para Copa do Mundo de 2026
Publicado 02/08/2025 • 09:05 | Atualizado há 13 horas
Ethereum completa 10 anos: de experimento fragmentado à ‘espinha dorsal’ de Wall Street
Rendimentos do Tesouro dos EUA despencam após relatório de empregos de julho abaixo do esperado
Trump demite comissária de estatísticas após números abaixo do esperado
Top 10: veja quais são as bibliotecas mais bonitas do mundo. Concorda com a lista?
Concorrência por talentos eleva salários e bônus em escritórios de gestão familiar
Publicado 02/08/2025 • 09:05 | Atualizado há 13 horas
KEY POINTS
Foto: Divulgação/Fifa
A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil emitiu um alerta orientando viajantes estrangeiros a solicitarem com antecedência os vistos de entrada no país para acompanhar a Copa do Mundo de 2026. A recomendação foi divulgada na terça-feira (29), por meio de postagem na rede social X (antigo Twitter), destacando que o torneio será o maior da história, com partidas em 11 cidades norte-americanas.
“Incentivamos os viajantes estrangeiros que precisam de visto para os EUA a solicitarem agora”, publicou a representação diplomática.
A Copa do Mundo de 2026 será a maior de todas, com partidas em 11 cidades dos EUA. Incentivamos os viajantes estrangeiros que precisam de visto para os EUA a solicitarem AGORA! Acesse https://t.co/0T54gPrhYM (aba “U.S. Visas”) para informações sobre os requisitos de visto. https://t.co/RWYaxioyhv
— Embaixada EUA Brasil (@EmbaixadaEUA) July 29, 2025
O comunicado ocorre em meio à crescente tensão diplomática entre os governos de Donald Trump e Luiz Inácio Lula da Silva. Na quinta-feira (31), o presidente dos EUA assinou um decreto que impõe tarifas de até 50% sobre produtos brasileiros — uma das medidas mais duras já adotadas no comércio bilateral. Embora algumas mercadorias, como peças de aviões e suco de laranja, estejam sujeitas a uma alíquota base de 10%, o Brasil figura como principal alvo do novo tarifaço.
Segundo nota da Casa Branca, as medidas visam responder a “ações recentes do governo brasileiro que constituem ameaça incomum e extraordinária à segurança nacional, à política externa e à economia dos Estados Unidos”.
Leia mais:
‘Trump acha que pode governar o mundo, mas não tem o suco de laranja do Brasil’, diz Paul Krugman
Além das tarifas, Washington acionou a Lei Magnitsky contra o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, acusando-o de violações de direitos humanos e corrupção. A decisão elevou a temperatura diplomática e abriu espaço para especulações sobre possíveis novas sanções, incluindo a suspensão de vistos para brasileiros durante o período do mundial.
Embora tradicionalmente países-sede adotem medidas para facilitar a entrada de turistas, não houve até o momento manifestação oficial da Fifa sobre eventuais flexibilizações no processo de entrada de estrangeiros nos EUA.
Paralelamente, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou que representantes do Departamento de Seleções estiveram em território americano avaliando centros de treinamento e estruturas para a Seleção Brasileira. A definição da sede de hospedagem da equipe está prevista para dezembro, após o sorteio dos grupos da Copa.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings