CNBC
Logo da Palantir

CNBC Palantir ultrapassa US$ 1 bilhão em receita pela primeira vez e eleva projeções

Serviços & Varejo

Paulo Skaf é eleito presidente da Fiesp e volta ao comando da instituição depois de quatro anos

Publicado 04/08/2025 • 18:51 | Atualizado há 5 horas

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • Skaf retorna ao comando da entidade após quatro anos.
  • Ele presidiu a Fiesp por cinco mandatos consecutivos entre 2004 e 2021 e sucederá o atual presidente Josué Gomes da Silva, cujo mandato termina em 31 de dezembro de 2025.

Miguel SCHINCARIOL / AFP

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Paulo Skaf, discursa durante reunião na sede da FIESP, em São Paulo, Brasil, em 3 de fevereiro de 2020.

O empresário Paulo Skaf foi eleito nesta segunda-feira (4) presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) para o quadriênio 2026-2029. Com 99% dos votos válidos, a chapa única encabeçada por Skaf foi aprovada por 100 sindicatos votantes, dos 105 habilitados ao pleito. A posse está marcada para 1º de janeiro de 2026.

Leia mais:

UBS chega a acordo com Departamento de Justiça dos EUA para resolver pendência do Credit Suisse

Skaf retorna ao comando da entidade após quatro anos. Ele presidiu a Fiesp por cinco mandatos consecutivos entre 2004 e 2021 e sucederá o atual presidente Josué Gomes da Silva, cujo mandato termina em 31 de dezembro deste ano.

Ao comentar a vitória, o presidente eleito afirmou que a próxima gestão será voltada à defesa estratégica da indústria nacional. “A Fiesp vai trabalhar pela construção de uma diplomacia empresarial que consiga defender toda a cadeia produtiva junto aos parceiros comerciais históricos do Brasil, bem como atuar na construção de novos mercados”, declarou.

Skaf também destacou a importância da educação e da digitalização no novo ciclo. “A inteligência artificial é uma realidade que exigirá adaptação de todos — empresas, cidades e o país. A Fiesp deve manter sua missão no ensino técnico e transformar as escolas do Sesi e Senai em referências mundiais”, afirmou.

A eleição foi conduzida pela Mesa Diretora, presidida pelo desembargador aposentado Fábio Prieto. O processo foi supervisionado por uma comissão eleitoral formada por juristas de destaque, incluindo os ex-ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Sydney Sanches e Ellen Gracie, o ex-ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Almir Pazzianotto, o jurista Ives Gandra Martins e a desembargadora aposentada Maria Cristina Mattioli, do Tribunal Regional do Trabalho.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Serviços & Varejo