Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Uber lança selo de ‘verificado’ como medida de segurança; veja como funciona
Publicado 11/08/2025 • 21:42 | Atualizado há 2 meses
Warren Buffett está de olho na maior aquisição da Berkshire Hathaway em três anos
CEO da Ford prevê queda de 50% nas vendas de carros elétricos com fim dos incentivos
JPMorgan Chase avança todo dia para se tornar o primeiro megabanco do mundo totalmente movido a IA
Com críticas de empresários e rivais, primeiro-ministro do Reino Unido se prepara para discurso decisivo
DeepSeek da China lança modelo de IA de nova geração
Publicado 11/08/2025 • 21:42 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Unsplash.
Aplicativo da Uber.
A Uber começou um novo processo de verificação para todos os usuários da plataforma no Brasil. A atualização será implementada ao longo desta semana e inclui uma nova camada de checagem: o selo de verificação, que aparecerá tanto no perfil dos usuários no aplicativo quanto para os motoristas parceiros antes de eles aceitarem a viagem.
Leia mais:
Por viagens mais baratas, Uber lança recursos de preço fixo e pré-pago
Com o selo no perfil, a expectativa da empresa é que os passageiros aguardem menos tempo até que um motorista aceite a viagem. O Brasil é o segundo país, depois dos Estados Unidos, a adotar essa etapa de checagem. A plataforma já oferecia recursos de verificação de usuários, como validação da conta por meio de cartão de crédito, verificação do CPF para pagamento em dinheiro e conferência de documento de identidade com selfie.
Com a atualização, o processo ganha uma nova camada, a partir do cruzamento de dados já fornecidos durante o cadastro no aplicativo — como nome e telefone — com bases confiáveis de terceiros. Essa verificação será feita automaticamente, e alguns usuários receberão o selo sem necessidade de qualquer ação adicional.
Para os usuários que não receberem o selo automaticamente, será necessário enviar uma foto de um documento de identidade e uma selfie para concluir o processo. Segundo a Uber, todos os documentos são armazenados de forma segura, com uso de criptografia, sendo utilizados exclusivamente para essa finalidade e mantidos apenas pelo tempo necessário. Quando uma viagem for solicitada por um usuário verificado, os motoristas visualizarão apenas o primeiro nome do passageiro, sua avaliação, o selo de verificação e os dados da corrida.
“Essa atualização é parte do compromisso constante e prioritário da Uber com a segurança e a experiência de todos os usuários da plataforma. Estamos sempre escutando os motoristas parceiros, testando e implementando novos recursos. O selo é um deles e será mostrado para o motorista, indicando que o usuário passou por etapas adicionais de verificação”, afirma Araceli Almeida, head de Operações de Segurança da Uber no Brasil.
A plataforma já oferece outras ferramentas de segurança, como gravação de áudio e vídeo, o U-Código (PIN informado ao motorista antes do início da viagem), bloqueio de usuários por parte dos motoristas e botão de ligação direta para a polícia. Complementando essas iniciativas, a Uber utiliza tecnologia de machine learning que, a partir da análise de dados das milhões de viagens já realizadas, identifica riscos e bloqueia corridas consideradas potencialmente mais arriscadas — a menos que o usuário forneça informações adicionais de identificação, informa a empresa.
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Aporte na Cosan deixa a situação da Raízen mais indefinida
O abismo da IA: o que os relatórios mostram — e o que sua empresa realmente precisa fazer
Oktoberfest de Munique suspende atividades após explosão e incêndio
Com shutdown, governo dos EUA começa a fechar operações de serviços federais; paralisação preocupa o mundo e o Brasil
Petrobras recebe navio-plataforma e prevê aumento de 20% na produção de pré-sal