Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
COP30 em Belém tem polêmica sobre alimentos típicos e debate sobre preços de hospedagem
Publicado 18/08/2025 • 11:16 | Atualizado há 4 horas
Senadores democratas pedem a Trump que reconsidere venda de chips avançados de IA para a China
Samsung ganha espaço nos EUA e tira fatia de mercado da Apple com celulares dobráveis em alta
Applied Materials cai 13% após previsão fraca devido à demanda na China
Analista diz que intervenção do governo na Intel é ‘essencial’ para a segurança nacional dos EUA
Mercado imobiliário global segue caro: nem o mais ‘acessível’ cabe no bolso
Publicado 18/08/2025 • 11:16 | Atualizado há 4 horas
KEY POINTS
A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), marcada para novembro em Belém, ganhou nova polêmica no fim de semana após a organização do evento proibir a oferta de alimentos típicos da Amazônia, como açaí, tucupi e maniçoba, nas áreas oficiais. A medida foi classificada como preconceito cultural e levou ao recuo dos organizadores, que republicaram o edital de alimentação.
Leia mais:
Polêmica sobre proibição do açaí na COP30 leva a nota de repúdio e organização volta atrás
O tema foi abordado pelo ministro do Turismo e presidente do Conselho Executivo da ONU Turismo, Celso Sabino, em entrevista ao programa Real Time. “Não vamos tolerar qualquer tipo de discriminação ou preconceito. Não tem por que retirar os principais emblemas da gastronomia paraense, que também serão submetidos a todos os controles sanitários”, afirmou.
Sabino destacou que Belém é reconhecida pela Unesco como Cidade Criativa da Gastronomia e que pratos tradicionais da região devem ser valorizados. “Não vamos retirar da COP e da Amazônia a Amazônia da mesa. O açaí, o tacacá, o tucupi e a maniçoba serão servidos com os mesmos cuidados de segurança alimentar aplicados a qualquer outro prato”, disse.
Segundo o ministro, amostras de todos os alimentos oferecidos durante o evento serão analisadas em laboratório, assegurando padrões sanitários exigidos por autoridades brasileiras e internacionais. “Não há risco para os participantes. Pelo contrário, será um privilégio que chefes de Estado e delegações experimentem essa gastronomia reconhecida como uma das melhores do planeta”, completou.
Outro ponto em debate é o preço da hospedagem durante o evento. Delegações internacionais relataram diárias elevadas em hotéis da capital paraense, o que poderia impactar a participação de países com menor poder aquisitivo.
De acordo com Sabino, o governo federal ampliou a capacidade de hospedagem em Belém para mais de 53 mil leitos, com apoio do Fundo Geral de Turismo (Fungetur), para construção e ampliação de hotéis. Além disso, dois navios foram preparados para receber delegações, oferecendo mais de 6 mil leitos com diárias a partir de US$ 100.
“Não vamos aceitar nenhum tipo de preconceito em relação à cidade de Belém. Quem tentar praticar preços abusivos terá duas alternativas: reduzir o valor ou não conseguirá alugar. Há oferta suficiente para acomodar todos os participantes”, disse o ministro.
O ministro também destacou obras de infraestrutura em andamento. O Aeroporto Internacional de Belém será reinaugurado no dia 29 de agosto e há a previsão de que hotéis entrem em operação até o Círio de Nazaré, em outubro, quando a cidade recebe mais de 2 milhões de pessoas em um único dia de procissão.
“A COP será a mais inclusiva e participativa da história, justamente por acontecer na porta de entrada da maior floresta tropical do planeta. Além de um evento decisivo para o meio ambiente, vai deixar como legado novos hotéis, melhorias no aeroporto e a valorização da nossa gastronomia”, concluiu Sabino.
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Times | CNBC e Financial Times realizam evento em São Paulo com abertura de Fernando Haddad
Evento exclusivo: Haddad diz que impasse no tarifaço não partiu do Brasil; é 'má vontade' dos EUA
Vladimir Putin liga para Lula em meio às negociações de cessar-fogo na Guerra da Ucrânia mediadas pelos EUA
“Nada de Ucrânia na OTAN”, diz Trump ao pressionar por acordo de paz com a Rússia
Semana decisiva para política monetária com prévia do PIB brasileiro e discurso de Powell