CNBC
SUN VALLEY, IDAHO - 8 DE JULHO: O CEO da OpenAI, Sam Altman, fala com a imprensa ao chegar ao Sun Valley Lodge para a Conferência Allen & Company Sun Valley, em 8 de julho de 2025, em Sun Valley, Idaho. Todos os anos, algumas das figuras mais ricas e poderosas do mundo, das esferas da mídia, finanças, tecnologia e política, se reúnem no Sun Valley Resort para a conferência exclusiva de uma semana, organizada pelo banco de investimentos boutique Allen & Co. (Foto de Kevin Dietsch / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP)

CNBCSam Altman, da OpenAI, diz que EUA subestimam avanço da China em inteligência artificial

Mundo

Trump reafirma que trocas de territórios fazem parte das negociações de paz entre Ucrânia e Rússia

Publicado 18/08/2025 • 16:46 | Atualizado há 2 horas

Da Redação

KEY POINTS

  • O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou mais uma vez nesta segunda-feira (18) que as negociações de paz entre Ucrânia e Rússia devem incluir a possibilidade de trocas de territórios.
  • "Precisamos discutir as possíveis trocas de território, levando em consideração a atual linha de contato", disse Trump durante reunião na Casa Branca com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e líderes europeus.
  • Trump já havia sugerido anteriormente que a Ucrânia teria de ceder formalmente territórios à Rússia, incluindo a Crimeia.

Zelensky, Macron e Trump na reunião na Casa Branca.

Times Brasil | CNBC

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou mais uma vez nesta segunda-feira (18) que as negociações de paz entre Ucrânia e Rússia devem incluir a possibilidade de trocas de território.

“Precisamos discutir as possíveis trocas de território, levando em consideração a atual linha de contato”, disse Trump durante reunião na Casa Branca com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e líderes europeus.

Participaram do evento o chanceler alemão, Friedrich Merz; o presidente francês, Emmanuel Macron; o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer; a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni; o presidente da Finlândia, Alexander Stubb; o secretário-geral da OTAN, Mark Rutte; e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Leia também:

Depois de reunião com Zelensky, Trump diz que vai ligar para Putin

Líderes europeus se reúnem com Trump e Zelensky na Casa Branca

“Nada de Ucrânia na OTAN”, diz Trump ao pressionar por acordo de paz com a Rússia

Trump já havia sugerido anteriormente que a Ucrânia teria de ceder formalmente territórios à Rússia, incluindo a Crimeia. Agora, ele voltou a indicar que uma solução territorial deve ser necessária para encerrar a guerra.

O presidente também defendeu que as conversas de paz ocorram mesmo enquanto os combates continuam, mudando a posição que havia adotado em outros momentos, quando condicionava o diálogo a um cessar-fogo prévio.

Trump afirmou ainda que pretende telefonar ao presidente russo, Vladimir Putin, ainda nesta segunda-feira, como parte das tentativas de avançar em uma possível negociação.

“Vamos ter tempo para discutir a estrutura das garantias de segurança. Isso, de fato, é o mais importante”, alegou Zelensky. Em seguida, em publicação na rede X, reforçou a necessidade de firmeza contra Moscou: “A Rússia só vai aceitar a paz se for pressionada com força, e o presidente Trump tem essa força. Temos que fazer tudo certo para que a paz aconteça.”

“Todos os líderes presentes desejam um cessar-fogo”

O líder alemão Friedrich Merz afirmou que todos os líderes presentes na reunião desejam um cessar-fogo na Ucrânia, embora Trump tenha demonstrado discordância.

“O caminho está aberto para negociações complexas. E, para ser sincero, todos nós gostaríamos de ver um cessar-fogo”, disse Merz.

Ele acrescentou: “As últimas notícias sobre a próxima reunião… não consigo imaginar que a próxima reunião ocorrerá sem um cessar-fogo, então vamos trabalhar nisso e tentar pressionar a Rússia”.

Trump, por sua vez, respondeu sugerindo que Zelensky e Putin discutam diretamente “e veremos como isso funciona”.

O presidente dos EUA ainda afirmou: “Nas seis guerras que resolvi, não tive um cessar-fogo… Então, se conseguirmos fazer o cessar-fogo, ótimo, e se não conseguirmos, porque muitos outros pontos nos foram dados, muitos, muitos pontos nos foram dados, ótimos pontos.”

A posição de Trump segue a linha de Moscou, que se opõe a um cessar-fogo temporário, reafirmada após sua recente cúpula com Putin no Alasca.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo