Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Cofundador da Gol defende PPPs como melhor modelo para transporte público
Publicado 19/08/2025 • 13:56 | Atualizado há 5 meses
A DeepSeek abalou os mercados há um ano. Por que esse impacto ficou para trás?
Após queda de Maduro, mercado vê favorito na corrida por petróleo da Venezuela
Maduro diz ter sido sequestrado e se declara “prisioneiro de guerra” em tribunal nos EUA
O que muda para os mercados após tensão na Venezuela? 5 sinais no radar dos investidores
Ataque americano à Venezuela coloca em foco retórica da China sobre Taiwan
Publicado 19/08/2025 • 13:56 | Atualizado há 5 meses
KEY POINTS
O diálogo “Construindo infraestrutura resiliente para um futuro sustentável”, realizado nesta terça-feira (19) no FT Climate & Impact Summit Latin America e Brasil 2030, reuniu líderes empresariais e especialistas para discutir os desafios de investimento em energia, transporte, saneamento e conectividade digital.
Leia mais:
Sustentabilidade perde espaço entre CEOs, diz Ricardo Mussa, chair da SBCOP30
O encontro contou com a participação de Henrique Constantino (chairman da Comporte Participações e cofundador da Gol Linhas Aéreas), Augusto Neves Dal Pozzo (advogado e sócio fundador do Dal Pozzo Law Firm), Soraya Pires (Global Head of Carbon Solutions da Ambipar) e do correspondente do Financial Times no Brasil.
Para Henrique Constantino, a mobilidade urbana precisa ser pensada de forma integrada para aumentar a eficiência. O empresário citou a falta de inovação do setor aéreo, que não avançou em soluções para reduzir o consumo de combustível nas últimas décadas.
Ele defendeu as parcerias público-privadas (PPP) como o modelo mais adequado para viabilizar o transporte coletivo. “O preço pago pela passagem no transporte público é insuficiente para bancar o sistema, o transporte precisa ser subsidiado. Mas não se pode pensar o transporte apenas como um modo de levar as pessoas de um ponto ao outro, ele precisa ser pensado como parte da cidade, ele viabiliza a cidade”, afirmou.
O advogado Augusto Neves Dal Pozzo ressaltou que o Brasil investe atualmente 2,2% do PIB em infraestrutura, mas o ideal seria o dobro. Segundo ele, o saneamento básico tem apresentado avanços desde a aprovação do marco regulatório, com um crescimento de 30% nos investimentos, mas ainda exige maior atenção.
“Saneamento básico é ligado à vida, manutenção da vida, então, trazer qualidade para as pessoas é um passo básico para a sociedade”, disse.
Dal Pozzo também destacou a necessidade de modernizar os contratos de concessão, que chegam a 30 ou 35 anos. Para ele, uma regulação mais eficiente poderia incentivar o investidor a apostar em pesquisas e soluções sustentáveis. “As cláusulas poderiam ser mais incentivadoras, menos engessadas”, avaliou.
A executiva Soraya Pires, da Ambipar, afirmou que a logística é um ponto central para a atração de investimentos, mas que ainda há dificuldades em acessar recursos de forma assertiva. Ela defendeu a adoção da circularidade como princípio para todos os setores da economia.
“A circularidade é a utilização dos recursos naturais de forma eficiente e sustentável. Trazer a cadeia da circularidade para todo elo da economia é onde precisamos ter um foco importante”, destacou.
O painel foi realizado em um momento em que a América Latina enfrenta um déficit anual de mais de US$ 250 bilhões em infraestrutura, de acordo com estimativas apresentadas no evento. O desafio é atrair projetos bancáveis e estruturar modelos de financiamento que combinem parcerias público-privadas, blended finance e investimentos verdes.
Com a proximidade da COP30, o país foi apontado como um teste decisivo para conciliar recordes de investimento em infraestrutura com governança e compromissos ambientais.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Venezuela lidera ranking do petróleo; veja os 10 países com mais reservas
2
Carne bovina: Brasil vai propor à China assumir cota de países que não cumprirem volumes
3
Executivo do Grupo Corona é encontrado morto no México
4
Curtailment recua no fim do ano, mas segue em níveis elevados
5
São Paulo já tem shows confirmados para 2026; veja artistas, festivais e valores