CNBC
ChatGPT.

CNBCOpenAI registra seu primeiro mês com US$ 1 bilhão em receita, mas ainda enfrenta falta de capacidade, diz diretora financeira

Mundo

Robozinhos economizam tempo e dinheiro na construção de fazendas solares

Publicado 20/08/2025 • 20:10 | Atualizado há 6 horas

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • O CivDot é um robô de quatro rodas que pode marcar até 3.000 pontos de layout por dia e tem precisão de 8 milímetros.
  • A Bechtel Corporation está utilizando os robôs em terrenos acidentados no Texas e em Nevada.
  • Os robôs são operados pela plataforma de software de dados Civ.

Divulgação CivRobotics

CivDot

Projetos privados de energia renovável continuam avançando, apesar da redução do apoio governamental, e novas tecnologias estão tornando essa construção mais eficiente.

Parques solares, por exemplo, exigem planejamento e levantamento meticulosos, envolvem longas horas e exigem mão de obra significativa. Agora, os robôs estão assumindo o trabalho.

O CivDot é um robô de quatro rodas que pode marcar até 3.000 pontos de layout por dia e tem precisão de 8 milímetros. A máquina pode circular por terrenos acidentados e trabalhar em condições climáticas adversas. É uma criação da Civ Robotics, sediada na Califórnia.

“Nosso ingrediente secreto e nossa tecnologia principal estão, na verdade, na navegação e na geoespacialidade — ser capaz de marcar coordenadas com precisão de menos de um quarto de polegada, o que é muito, muito difícil em terrenos irregulares, superfícies externas e no deserto”, disse Tom Yeshurun, CEO da Civ Robotics.

Leia mais:
Sustentabilidade perde espaço entre CEOs, diz Ricardo Mussa, chair da SBCOP30
Investidores fecham acordo solar para eletrificar o Quênia

Os dados para levantamento manual são carregados no software Civ, então o operador escolhe a área que deseja marcar e pressiona “Iniciar”. O robô faz o resto, economizando tempo e dinheiro.

“O equipamento de levantamento manual, se você usar em campo e tiver três equipes, precisará de três receptores portáteis de levantamento topográfico. Só isso já equivale ao valor que alugamos nossas máquinas em campo, e toda a economia de mão de obra é apenas mais um benefício”, disse Yeshurun.

A Civ Robotics possui mais de 100 robôs em campo, usados principalmente por empresas de energia renovável, mas também em petróleo e gás. Atualmente, a empresa está trabalhando com a Bechtel Corporation em vários projetos de energia solar.

“Esses eram geralmente engenheiros de campo bem pagos que enviávamos para lá, e eles conseguiam fazer 250 ou 350 marcações de estacas por dia. Com o robô CivDot, conseguimos fazer cerca de 1.250 por dia”, disse Kelley Brown, vice-presidente da Bechtel.

Brown disse que a empresa usou o robô em terrenos densos e lamacentos no Texas e nos desertos de Nevada.

“Então, é preciso pensar em coisas como os pneus, ou talvez seja preciso pensar na distância. Estamos tentando passar por cima de arbustos existentes e coisas do tipo, atravessando o campo solar? Então, isso é uma coisa que consideramos. Acho que a outra é que, sabe, isso funciona com baterias, então é preciso considerar a troca de baterias”, acrescentou.

A Civ Robotics é apoiada pela Alleycorp, FF Venture Capital, Bobcat Company, Newfund Capital, Trimble Ventures e Converge. O financiamento total de capital de risco até o momento é de US$ 12,5 milhões.

Existem outras soluções robóticas para demarcações, mas a concorrência está principalmente em rodovias e campos de futebol. Yeshurun disse que esses rivais não conseguem lidar com os terrenos que a indústria solar enfrenta à medida que se expande para novos territórios.

__

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo