CNBC

CNBCTarifas de Trump aumentaram receita de algumas empresas dos EUA: ‘estávamos no lugar certo, na hora certa’

Brasil

Presidente da Câmara do Brasil no México comenta acordos assinados entre os dois países

Publicado 28/08/2025 • 23:27 | Atualizado há 9 horas

Da Redação

KEY POINTS

  • Durante missão oficial no México, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, anunciou a assinatura de um Memorando de Entendimento entre os dois países para ampliar a cooperação agropecuária.
  • Em entrevista exclusiva para o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC Liborio Rauber, Presidente da Câmara do Brasil no México, traz mais detalhes sobre o acordo entre os dois países.
  • Rauber aponta que o Brasil busca aumentar a participação no agronegócio do México, já que as exportações brasileiras representam apenas 12% da compra de carne do país.

Durante missão oficial no México, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, anunciou a assinatura de um Memorando de Entendimento entre os dois países para ampliar a cooperação agropecuária. Em entrevista exclusiva para o Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, Liborio Rauber, presidente da Câmara do Brasil no México, traz mais detalhes sobre o acordo entre os dois países.

Rauber aponta que o Brasil busca aumentar a participação no agronegócio do México, já que as exportações brasileiras representam apenas 12% da compra de carne do país.

Leia mais:
Em visita oficial, Alckmin anuncia acordo agropecuário entre Brasil e México

“O México está importando por ano até US$ 7,4 bilhões e o Brasil tem uma participação de US$ 886 milhões. Já com essas reuniões, essas mesas de negociação que houve, a gente vai ver nos próximos meses uma maior participação”, afirmou.

Além disso, foram assinados dois memorandos de entendimento, pelos quais o Brasil terá maior participação na transferência de tecnologia para aumentar o nível de competitividade do México, especialmente no setor de biocombustíveis.

Dentro da agenda, os países também trabalharam na difusão do idioma, da cultura e do turismo, já que 60% dos brasileiros que chegam ao México viajam motivados pelo turismo. Ele aponta que uma diminuição no turismo para lugares como os Estados Unidos incentiva o fluxo para a América Latina. “O México e o Brasil representam 58% do PIB da América Latina. Esse é o convite para que haja esse intercâmbio também no turismo e nos negócios”.

Rauber também destacou o incentivo ao intercâmbio de universitários entre os dois países. “A maior petição é do México para o Brasil, não do Brasil para o México. Mas queremos intensificar agora esse convite para que as pessoas venham, os estudantes e os cientistas também, venham transferir essa experiência internacional aqui no México”, completou.

__

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Brasil