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UE multa Google em R$ 18,75 bilhões em meio a tensões comerciais nos EUA
Publicado 05/09/2025 • 13:51 | Atualizado há 2 meses
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Publicado 05/09/2025 • 13:51 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Sede do Google, Googleplex, na Califórnia.
AFP
O Google recebeu nesta sexta-feira (5) uma multa antitruste de 2,95 bilhões de euros (cerca de R$ 18,75 bilhões, na cotação atual) aplicada pelos reguladores da União Europeia por práticas anticompetitivas em seu lucrativo negócio de tecnologia de publicidade.
A Comissão Europeia, órgão executivo do bloco, acusou a empresa de distorcer a concorrência no chamado mercado de adtech ao favorecer de forma desleal seus próprios serviços de tecnologia de publicidade digital em detrimento de concorrentes, anunciantes e publicadores online.
O órgão também determinou que o Google “coloque fim a essas práticas de autopreferência” e “implemente medidas para eliminar seus conflitos de interesse inerentes ao longo da cadeia de fornecimento de adtech”. A companhia tem 60 dias para responder.
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“A decisão de hoje mostra que o Google abusou de sua posição dominante em adtech, prejudicando publicadores, anunciantes e consumidores. Esse comportamento é ilegal segundo as regras antitruste da União Europeia”, afirmou a chefe de concorrência da UE, Teresa Ribera, em comunicado nesta sexta-feira.
“O Google deve agora apresentar uma solução séria para lidar com seus conflitos de interesse e, se não o fizer, não hesitaremos em impor medidas severas.”
A chefe global de assuntos regulatórios do Google, Lee-Anne Mulholland, declarou que a decisão da UE é “equivocada” e que a empresa vai recorrer.
“Ela impõe uma multa injustificada e exige mudanças que prejudicarão milhares de empresas europeias, ao dificultar que elas ganhem dinheiro”, disse Mulholland. “Não há nada de anticompetitivo em oferecer serviços para compradores e vendedores de anúncios, e há hoje mais alternativas aos nossos serviços do que nunca.”
O caso remonta a 2021, quando a União Europeia abriu uma investigação para avaliar se o Google favorecia seus próprios serviços de tecnologia de anúncios digitais.
A notícia surge após a Reuters ter informado, no início desta semana, que a Comissão havia adiado a aplicação da multa enquanto os reguladores aguardavam que os Estados Unidos reduzissem tarifas sobre carros europeus como parte de um acordo comercial.
O Google respondeu rapidamente, classificando a penalidade como “ruim” e informou que irá recorrer da decisão da Comissão Europeia.
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Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
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