Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Bolsas da Europa sobem, com petróleo e bancos em destaque, de olho em voto de confiança na França
Publicado 08/09/2025 • 07:20 | Atualizado há 23 horas
Primeiro-ministro perde voto de confiança no Parlamento da França
Dan Ives será presidente de empresa que comprará Worldcoin, apoiada por Sam Altman, para seu tesouro corporativo
Para especialistas, impacto da IA na força de trabalho ainda é ‘pequeno’, mas não é ‘zero’
Gigantes de private equity avançam sobre Wall Street em meio à guerra global por talentos
Volkswagen mira liderança na Europa com aposta em veículos elétricos acessíveis
Publicado 08/09/2025 • 07:20 | Atualizado há 23 horas
KEY POINTS
Indicadores de mercado são exibidos em uma tela digital no prédio da bolsa de valores Euronext, no distrito comercial de La Défense, a oeste de Paris, em 7 de abril de 2025. A derrocada do mercado acionário global se agravou em 7 de abril e os temores de recessão aumentaram depois que a China retaliou contra as tarifas do presidente dos EUA e a Europa reajustou sua resposta à escalada da guerra comercial.
Thomas Samson/AFP
As bolsas europeias operam em alta na manhã desta segunda-feira (8), impulsionadas por ações dos setores petrolífero e bancário, enquanto investidores aguardam um crucial voto de confiança sobre o governo do primeiro-ministro da França, François Bayrou.
Por volta das 6h20 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 avançava 0,21%, a 550,42 pontos. Apenas o subíndice do setor petrolífero e de gás tinha alta de 0,80%, à medida que o petróleo se recuperava diante da perspectiva de novas sanções dos EUA contra a Rússia, após o último ataque de Moscou na Ucrânia, enquanto o subíndice de bancos também subia cerca de 0,80%, revertendo parte das perdas da semana passada.
Apesar do apetite por risco, investidores estão apreensivos com a França, onde é amplamente esperado que o premiê François Bayrou perca um voto de confiança, convocado por ele mesmo após discordâncias partidárias sobre cerca de 44 bilhões de euros em cortes orçamentários.
Leia também: Opep+ anuncia aumento da produção diária de petróleo; estratégia visa recuperar cotas de mercado
No âmbito macroeconômico, a produção industrial da Alemanha cresceu 1,3% na comparação mensal de julho, em resultado ligeiramente melhor do que o esperado.
Mais adiante, na quinta-feira (11), as atenções vão se voltar para decisão de política monetária do Banco Central Europeu (BCE) que, segundo analistas, deverá deixar suas principais taxas de juros inalteradas, uma vez que a inflação na zona do euro segue em torno da meta oficial de 2% e persistem dúvidas sobre o impacto das tarifas do governo Trump.
Às 6h36 (de Brasília), a Bolsa de Londres subia 0,12%, a de Paris avançava 0,35% e a de Frankfurt ganhava 0,75%. As de Milão, Madri e Lisboa, por sua vez, tinham respectivas altas de 0,29%, 0,69% e 0,67%.
—
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
China adota modelo de torres duplas em usina solar para ampliar produção de energia
Café brasileiro tenta entrar em lista de exceções às tarifas dos EUA
Leonardo anuncia compra da Iveco Defence por R$ 10 bilhões
IA revoluciona o mercado de publicidade; líderes do setor explicam como acontece
A nova cartografia da liderança: IA, talento, geração Z, o humano, o planeta, os modelos de negócios e os vínculos na era digital